Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Lei Rubem Braga: "Dos corsos aos blocos" leva a história do Carnaval de Vitória às escolas públicas

Publicada em | Atualizada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Lei Rubem Braga: “Dos corsos aos blocos” levam a história do Carnaval de Vitória às escolas públicas
Projeto “Dos corsos aos blocos” leva a história do Carnaval de Vitória às escolas públicas.

O projeto "Dos corsos aos blocos: projeto de material didático audiovisual sobre o Carnaval de Vitória" promove, neste mês de novembro, três exibições do episódio "Nosso Carnaval" em escolas públicas da capital. 

A iniciativa tem como objetivo valorizar o Carnaval de Vitória como patrimônio imaterial e expressão da identidade cultural da cidade, além de aproximar estudantes e professores da rede pública das produções audiovisuais locais.

A ação é uma contrapartida social do projeto contemplado pela Lei Rubem Braga, conforme a Instrução Normativa nº 001/2022, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) e recursos da Política Cultural Rubem Braga.

As exibições ocorrem nos dias 10 e 11 de novembro, em escolas da rede estadual:

  • EEEFM Almirante Barroso, em Goiabeiras - dia 10 de novembro, às 7h, e 11 de novembro, às 11h30;
  • EEEM Arnulpho Mattos, no bairro República - dia 10 de novembro, às 7h.

As sessões contarão com a presença dos diretores e roteiristas Francielli Noya e Wolmyr Alcantara, e do editor e produtor executivo Felipe Gaze, todos professores da rede pública estadual. Francielli atua também como ilustradora e diretora de arte, Wolmyr como animador e Felipe como produtor executivo do projeto. 

O trio acompanhará as apresentações e conversará com os alunos sobre o processo de criação da obra e sobre o papel do Carnaval como manifestação artística, educativa e social.

O episódio "Nosso Carnaval" apresenta, de forma didática e bem-humorada, a trajetória do Carnaval de Vitória, dos antigos corsos e brincadeiras de rua aos blocos e escolas de samba contemporâneos. 

Narrado pelo palhaço Mukeko, o vídeo combina humor e informação, utilizando uma linguagem acessível e estética lúdica para despertar o interesse do público jovem e favorecer o diálogo entre educação e cultura.

Foto Divulgação
Lei Rubem Braga: “Dos corsos aos blocos” levam a história do Carnaval de Vitória às escolas públicas
A iniciativa tem como objetivo valorizar o Carnaval de Vitória como patrimônio imaterial e expressão da identidade cultural da cidade.

Com recursos completos de acessibilidade audiovisual - audiodescrição, Libras e legendas -, o vídeo tem classificação indicativa livre e é voltado principalmente para crianças e adolescentes. 

As exibições também têm caráter formativo, incentivando o uso da linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica e estimulando a atividade cineclubista nas escolas, como meio de valorização da cultura capixaba e difusão do conhecimento histórico de maneira atrativa e inclusiva.

Durante as sessões, os estudantes terão a oportunidade de conhecer aspectos históricos, sociais e simbólicos do Carnaval, compreendendo-o como manifestação popular que expressa a identidade e a criatividade do povo de Vitória. O público previsto é de cerca de 120 pessoas.

O vídeo "Nosso Carnaval" está disponível gratuitamente no YouTube, no link (vídeo), permitindo que qualquer interessado possa assistir e compartilhar o conteúdo.

De acordo com o proponente Alex Sandro Vargas, "o projeto "Dos corsos aos blocos" reforça a importância do Carnaval de Vitória como expressão da identidade cultural da cidade e demonstra o potencial do audiovisual como instrumento educativo. A iniciativa dá continuidade ao trabalho de valorização da memória capixaba por meio da animação, aproximando estudantes e professores das manifestações populares locais".