Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Lei Rubem Braga: alunos assistem à animação sobre o Centro Histórico de Vitória

Publicada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Lei Rubem Braga: Alunos assistem à animação sobre o Centro Histórico de Vitória

Os estudantes da Escola Arnulpho Mattos, que fica no Bairro República, terão uma manhã diferente na segunda-feira (17), com duas sessões especiais da animação "Cartoonina explica: Centro Histórico de Vitória", um projeto cultural que une educação patrimonial e linguagem audiovisual de forma lúdica e acessível.

A atividade é uma contrapartida social do projeto contemplado pela Lei Rubem Braga, conforme a Instrução Normativa nº 001/2022, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) e recursos da Política Cultural Rubem Braga.

O vídeo é parte de uma série apresentada por Nina, uma influenciadora animada criada em 2021 pelo Coletivo Quadro-a-quadro. Nesta nova edição, a personagem convida o público para um tour pelos principais patrimônios do Centro Histórico de Vitória, destacando dez monumentos e espaços emblemáticos que compõem um dos conjuntos culturais mais ricos do Espírito Santo.

A iniciativa nasceu a partir de uma oficina de educação patrimonial realizada na Escola Irmã Maria Horta, sob coordenação da professora de História Mariana Calazans, que também assina o roteiro ao lado de Francielli Noya. As ilustrações ficaram por conta de Lidiane Cordeiro, enquanto a animação foi desenvolvida por Wolmyr Alcantara e Felipe Gaze.

"Percebemos a necessidade de criar um material que fosse ao mesmo tempo didático e envolvente. Muitos alunos e até mesmo moradores não conhecem a fundo a história que está preservada nas ruas do Centro", destaca Mariana Calazans.

A diretora e produtora executiva do projeto, Francielli Noya, também participará das exibições na Escola Arnulpho Mattos. "Cartoonina nos permitiu trazer os personagens, os fatos e as transformações da região de uma maneira dinâmica, visualmente rica e com acessibilidade completa", afirma.

Ao todo,aproximadamente 80 alunos das turmas de 2ª série assistirão ao vídeo, em sessões exclusivas. Antes de chegar à Arnulpho Mattos, a animação já foi apresentada nas escolas Irmã Maria Horta e Almirante Barroso, com a presença dos realizadores.

Com classificação livre e voltado para o público de 10 a 17 anos, o vídeo "Cartoonina explica: Centro Histórico de Vitória" está disponível no canal Coletivo Quadro-a-quadro no YouTube, com audiodescrição, legendagem descritiva e tradução em Libras, garantindo acessibilidade completa a todos os espectadores.