Notícias

Laboratórios, aulões e espetáculo de dança afro em nova ação da Lei Rubem Braga

Publicada em 17/03/2023, às 17h15 | Atualizada em 17/03/2023, às 17h19

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Espetáculo encerra ações em comemoração aos 30 anos do grupo Negraô

Para celebrar os 30 anos de existência, comemorados em 2021, o grupo de dança afro Negraô desenvolverá, durante quatro dias, laboratórios experimentais e aulões de Dança Afro, a partir da próxima terça-feira (21). Além dos aulões, o grupo apresentará o espetáculo "Abebé - o reflexo do corpo preto nos trinta anos do Grupo de Dança Afro Negraô".

O projeto é contemplado pela instrução normativa nº 001/2020, do Projeto Cultural Rubem Braga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc).

As aulas do laboratório e aulões de dança acontecem nos próximos dias 21, 23, 24 e 25 de março. Já nos dias 31 de março, 1º e 2 de abril o público poderá assistir a apresentação do espetáculo.

As ações formativas serão orientadas pelos coreógrafos Elidio Netto e Gilberto Mendes, a partir das provocações realizadas para criação da montagem.

"Queremos resgatar a sabedoria ancestral, a potência da renovação e a multiplicidade do corpo preto", declara o coreógrafo e diretor artístico, Elidio.

O público interessado deve estar atento, pois as aulas do laboratório serão realizadas simultaneamente, das 18 às 20 horas, em dois endereços distintos: no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de São Pedro, localizado na Rodovia Serafim Derenzi, 5565, no bairro Redenção; e no anexo da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (Fafi), na rua Coutinho Mascarenhas, 36, na Praça Ubaldo Ramalhete Maia, no Centro de Vitória.

Os aulões com integrantes da Negraô também acontecem nos mesmos locais, porém em horários diferentes. No dia 24, das 14 às 17 horas, e no dia 25, das 09h às 12 horas.

As inscrições, que são gratuitas e possuem classificação indicativa livre, já estão abertas até o meio dia do próximo domingo (19). O link para concorrer a uma das vagas é https://forms.gle/eA2gMcUtmAW9Xaen7

Os selecionados para as oficinas e aulões serão informados por email e Whatsapp, no domingo (19) a partir das 18h.

Espetáculo Abebé

Dos dias 31 de março a 2 de abril o público poderá conferir a apresentação do espetáculo "Abebé - o reflexo do corpo preto nos trinta anos do Grupo de Dança Afro Negraô".

Para celebração de seus trinta anos, comemorados em 2021, e construção da montagem, o grupo Negraô olha para o espelho do orixá Oxum, rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, chamado Abebé.

"Esse espelho, esse instrumento de poder, está ligado aos aspectos da fertilidade e é capaz de ao passo que reflete quem o encara, apontar para a construção de corporeidades coletivas. Nosso espetáculo aponta para o resgate da sabedoria ancestral preta, bem como para a potência da renovação", detalha Elidio, que assina e também dirige o espetáculo.

"Abebé pretende provocar, desde do intérprete da cena ao espectador, a possibilidade de criar água doce, não só através do movimento, mas através de todo aparelho sensorial, provocando um mergulho profundo com o presente, passado, futuro, identidades, medos, vitórias e, assim, ressurgirmos mais conscientes da presença e potência do que somos", finaliza o diretor.

As apresentações, que são gratuitas, têm 45 minutos de duração e acontecem sempre às 19h30, na casa Má Companhia, que fica na rua Professor Baltazar, 152, no Centro de Vitória.

É solicitado ao público o comparecimento ao local com 30 minutos de antecedência, pois os ingressos, que serão retirados no dia, estão sujeitos a lotação máxima da casa.


Voltar ao topo da página