Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Juventude: confira a superprogramação preparada para a última semana de novembro

Publicada em

Por Ana Clara Teixeira (acteixeiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Jansen Lube
Fachada - CRJ - Centro de Refenrência da Juventude - Ilha de Santa Maria
Centro de Referência da Juventude - Avenida Vitória, 1.320, Ilha de Santa Maria. (ampliar)

A última semana de novembro chega com uma programação especial pensada para a juventude de Vitória. O Núcleo Afro Odomodê, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) e a Casa da Juventude (CDJ), equipamentos da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), prepararam uma série de atividades que promovem arte, movimento, troca e pertencimento.

No Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Ilha de Santa Maria, a agenda inclui a oficina de capoeira, que trabalha fundamentos e práticas da arte; a oficina de inglês, com foco na comunicação do dia a dia; e a atividade de dança afro, valorizando a ancestralidade e a expressão corporal. Já na Casa da Juventude (CDJ), na Ilha das Caieiras, acontecem o Cafézin com os Crias, um momento de troca sobre resultados e escuta de novas demandas e o Juventude em Movimento, uma atividade externa voltada ao aprendizado e à exploração científica.

Leonardo Silveira
Feira Jovem Trabalhador
Casa da Juventude - Rua Guilherme Bassini, 13, São Pedro (em frente ao campo do Racing) (ampliar)

Os jovens contarão no Núcleo Afro Odomodê, que fica no Morro do Quadro, com programação diversa, incluindo a Tarde de Cria, uma roda de conversa com jogos e dinâmicas; sessão de cinema; grupo de estudos Mandela, que promove debates sobre temas que atravessam a vida da juventude negra da capital; oficina de vouguing (expressão corporal e dança); e atividade do AfroMix, que celebra diferentes manifestações da cultura afro e a oficina de iniciação teatral.

O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, ressaltou o papel das iniciativas no fortalecimento das políticas públicas voltadas aos jovens. "Esses espaços representam o compromisso da Prefeitura com uma juventude mais participativa e confiante no próprio potencial. Cada oficina é uma oportunidade de troca, aprendizado e construção coletiva", destacou.

A gerente de Políticas de Cidadania, Renata Segóvia, reforçou a importância do diálogo e da representatividade nesses espaços. "Os espaços para a juventude são lugares de escuta e de criação. Aqui, os jovens têm voz, constroem ideias e se reconhecem como parte ativa da cidade. É nesse encontro que a cidadania ganha vida", afirmou.

Confira a programação

Josué de Oliveira
Odomodê
Núcleo Afro Odomodê - Rua São Bartolomeu, 121 - Morro do Quadro.

Núcleo Afro Odomodê
Rua São Bartolomeu, 121 - Morro do Quadro
26/11 - Tarde de Cria
27/11 - Oficina de Teatro
27/11 - Oficina de Vouguing
28/11 - Grupo de estudos "mandela"
28/11 - Sessão de Cinema
29/11 - AfroMix

Centro de Referência da Juventude (CRJ)
Avenida Vitória, 1.320, Ilha de Santa Maria
26/11 - Oficina de Inglês
26/11 - Oficina de Capoeira
28/11 - Dança afro (18h às 19h)

Casa da Juventude (CDJ)
Rua Guilherme Bassini, 13, São Pedro (em frente ao campo do Racing)
25/11 - Cafézin com os crias
28/11 - Juventude em movimento