Notícias

Jardim Camburi vai ganhar amplo e moderno espaço para idosos

Publicada em 18/03/2023, às 15h50 | Atualizada em 20/03/2023, às 12h14

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Assinatura da ordem de serviço do CCTI de Jardim Camburi
Leonardo Silveira
Ordem de Serviço CCTI de Jardim Camburi

Começa a sair do papel e ganhar forma o sonho dos usuários do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim Camburi, que esperavam há mais de 10 anos para ter um prédio próprio e, ainda, totalmente planejado, organizado e de forma a atender de maneira mais adequada as demandas da política de Assistência Social no território socioassistencial Continental.

Na manhã deste sábado (18), foi dada a ordem de serviço para o início das obras de construção do novo CCTI, um investimento da Prefeitura de mais de R$ 10 milhões.

Quem declarou abertos os trabalhos para a construção do novo espaço, foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado da secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, do secretário de Obras, Gustavo Perin e de várias outras autoridades e lideranças locais.

"Vitória é a capital do respeito e da dignidade. Aqui, a população de todas as idades é valorizada. Hoje, em especial, viemos melhor acolher os nossos idosos. Será erguida neste local uma estrutura digna, adequada, com espaços amplos e bem divididos para atender a este público. Vai ter esporte, lazer, saúde, assistência social, cultura, tudo em um só lugar: o CCTI de Jardim Camburi', afirmou o prefeito.

"Essa semana estamos entregando o cartão Vix mais Cidadania e hoje assinando essa importante ordem de serviço em prol do cidadão de Vitória. Uma gestão de compromisso e respeito com as pessoas, esse é o legado que estamos construindo e que queremos deixar para a capital", complementou Pazolini.

O prédio de três andares será construído na Rua Esther Oliveira Galveas Serafim, em terreno que atualmente se encontra desocupado. O prazo de construção é de dois anos com investimentos de R$ 10.330.000,00, na modalidade de contratação semi-integrada, onde o contratado é responsável por elaborar e desenvolver o projeto executivo além de executar obras e serviços de engenharia.

"A Secretaria de Obras em parceria com a secretaria de Assistência Social e a secretaria de Esportes está iniciando a construção de um equipamento inédito na cidade. Será um centro que vai agregar atendimento de Cras, Creas e atendimento à terceira idade em um único prédio em Jardim Camburi, o bairro mais populoso de Vitória. O pedido inicial era para a construção de um Centro para a terceira idade. Avançamos nessa proposta e vamos integrar assistência social, esporte e atendimento para a terceira idade", disse o secretário municipal de Obras Gustavo Perin.

Serviços

O Centro contará com os seguintes serviços: CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), núcleo do CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), núcleo do CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) e núcleo da Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp) que poderá oferecer aulas de hidroginástica, natação, yoga, dança e alongamento.

Para a gerente dos Serviços de Convivência do Sistema Único da Assistência (Suas) Cristina Silva, os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos têm grande importância no atendimento ao idoso, para complementar o trabalho social com famílias, na prevenção da ocorrência de situações de risco social e fortalecimento da convivência familiar e comunitária, prevenindo a institucionalização e a segregação de idosos, favorecendo o desenvolvimento de atividades intergeracionais por meio da troca de experiências e vivências com respeito e solidariedade.

"O que já é bom sempre pode ficar melhor. A construção do novo CCTI vai significar isso, melhoria na oferta do serviço e na prevenção e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários", afirmou a gerente.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, ressaltou que a administração municipal dá mais um passo importante para a construção do prédio do CCTI.

"Quando falamos de um espaço apropriado para atendimento à pessoa idosa é porque entendemos a importância e é uma entrega que a cidade faz em reconhecimento a pessoa idosa que necessita do cuidado e do nosso atendimento no âmbito do Suas. O processo do envelhecimento pode vir a trazer alguns riscos mas também reconhecemos todas as potencialidades vividas. Estamos nos referindo a um serviço que trabalha na perspectiva da família, que tem nos grupos de convivência o espaço para que estas histórias apareçam, que as pessoas possam revelar aquilo que lhes traz dores e alegrias com uma equipe qualificada que buscará prevenir a ruptura de vínculos familiares e fortalecer os idosos enquanto pessoas de direitos", comentou a secretária.

Leonardo Silveira
Ordem de Serviço CCTI de Jardim Camburi
Leonardo Silveira
Ordem de Serviço CCTI de Jardim Camburi

Respeito e consideração

Para o casal de idosos Antônio Tamarri, de 81 anos e Antonieta Ferdim Tamarri, de 79 anos o início da construção dessa obra representa respeito e consideração às pessoas com mais idade.

"Fico muito feliz em ver essa iniciativa, porque enquanto pessoas idosas nós temos muito a oferecer e ensinar. É um local de serviços que facilitará muito a nossa vida, mas é também um lugar de troca de experiências", declarou Antônio.

Já Antonieta não esconde a animação quando o assunto é música. Dançando ao som da Guarda Municipal de Vitória, que se apresentou durante o evento, ela disse à assessoria de comunicação: "Olha pra mim, sem dança eu sou só dor de coluna, me sinto mal. Colocou música fico assim, toda animada. Já quero pedir para a Prefeitura colocar muita atividade de música e dança aqui pra gente", solicitou sorridente.

Estrutura

A arquitetura do prédio do novo CCTI contemplará três pavimentos, incluindo um núcleo da Secretaria de Esportes (Semesp) que também terá banheiros acessíveis, vestiários, copa, piscina e cozinha, de forma a atender na perspectiva da política de esportes na cidade.

Haverá, também, salas para os grupos de convivência, atendimentos particularizados e salas para funcionamento de núcleos do Cras e Creas, permitindo aos idosos e suas famílias um acesso facilitado aos serviços da Assistência Social de Vitória, tudo para garantir o atendimento integral no âmbito da política de assistência social aos frequentadores.

O projeto terá área total construída de 1.797,17 m², contando com estacionamento e uma piscina aquecida. Toda a concepção da edificação obedece ao padrão de qualidade de obras da PMV visando uma construção duradoura e sustentável.

No primeiro pavimento, haverá sala de espera, hall de exposições, recepção, atendimento, coordenação, sala multiuso CCTI, arquivo, refeitório, área de serviço, vestiários e copa.

O segundo piso contará com sala de equipe, atendimento; coordenação; brinquedoteca; salas multiusos CRAS, CREAS e CCTI; refeitório; área de serviços; vestiários e sala de reunião.

No terceiro pavimento, ficará o auditório com 82 lugares, varanda descoberta, sala multiuso, refeitório, área de serviço, sanitários, vestiários e copa.

Serão contemplados ainda na edificação itens de sustentabilidade, como uso de lâmpadas de LED, utilização de torneiras de pressão com arejadores, bem como redutores de vazão para economia de água.

O estacionamento contará com 17 vagas de veículos internas (sendo uma reservada para pessoas com mobilidade reduzida, uma para idoso e uma para carga e descarga). O espaço também incluirá vagas para bicicletas e motos.

Atualmente, a unidade de Jardim Camburi atende a, aproximadamente, 380 idosos divididos em 24 grupos de convivência. Com a nova capacidade a estimativa é atender a 500 idosos.

O território continental da Assistência Social engloba os bairros Aeroporto, Antônio Honório, Boa Vista, Goiabeiras, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Jabour, Maria Ortiz, Mata da Praia, Morada de Camburi, Parque Industrial, Pontal de Camburi, República, Segurança do Lar e Solon Borges.

Assinatura da OS para construção do Ciase de Jardim Camburi
Leonardo Silveira
Ordem de Serviço CCTI de Jardim Camburi
Leonardo Silveira
Ordem de Serviço CCTI de Jardim Camburi

Voltar ao topo da página