Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Instalação de juntas de dilatação na Ponte da Passagem é concluída e obras seguem a todo vapor

Publicada em | Atualizada em

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Indústria, inovação e infraestrutura

Leonardo Silveira
Ponte da Passagem

A Prefeitura de Vitória concluiu a instalação das juntas de dilatação na Ponte Carlos Lindenberg, conhecida como Ponte da Passagem, no sentido Vitória-Serra. As obras continuam no sentido Serra-Vitória e consistem na substituição de dois tipos de juntas de dilatação: as localizadas no vão central (próximas ao pilar P4) e as da cabeceira (próximas ao encontro E1). Também estão sendo instalados modelos de alto desempenho, como as juntas elastoméricas NP 260 (Maurer) no vão central e as do tipo "Jeene" nas extremidades.

Todas possuem sistema de drenagem integrado para evitar infiltrações e preservar a estrutura da ponte. A intervenção tem como objetivo substituir integralmente as juntas de dilatação da estrutura, garantindo maior segurança, conforto e durabilidade a um dos principais acessos à capital capixaba.

Com 270 metros de extensão e mais de 22 metros de largura, a ponte estaiada é um marco na engenharia do Espírito Santo e desempenha papel fundamental na integração entre a Ilha de Vitória e a região continental. Desde sua inauguração, em 2009, a estrutura não havia passado por uma intervenção dessa magnitude.

Cronograma 

Os trabalhos começaram em 1º de setembro de 2025 e têm previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2026. As etapas incluem:

Sinalização temporária completa;

Demolição controlada do pavimento existente;

Preparação do berço com aplicação de grout e resina epóxi;

Instalação das novas juntas e lábios poliméricos;

Implantação do sistema de drenamento com tubos de PVC;

Reinstalação das barreiras New Jersey e limpeza final.

Impacto no trânsito - Plano de desvio

Para minimizar os impactos no tráfego, o plano de interdição e desvio funciona da seguinte forma:

Das 5h às 23h: interdição parcial de 1,5 pista, mantendo o fluxo reduzido;

Das 23h às 5h: interdição total, com desvio obrigatório pelas pontes Ayrton Senna e Petrônio Portela (Ponte de Camburi).

A sinalização temporária segue as diretrizes do Contran, com o uso de placas móveis, cones, tapumes e alertas luminosos, garantindo segurança e orientação a condutores e pedestres durante todo o período das obras. Os motoristas devem estar atentos à sinalização e reduzir a velocidade ao trafegarem pelo trecho.