Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Horta escolar aproxima crianças da natureza e da alimentação saudável no CMEI Ocarlina Nunes Andrade

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Horta escolar no CMEI Ocarlina Nunes Andrade
Foto Divulgação
Horta escolar no CMEI Ocarlina Nunes Andrade

As mãos pequenas que cuidam da terra também aprendem com ela. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, localizado no bairro São Cristóvão, a implantação de uma horta escolar vem se tornando um importante instrumento de aprendizagem e conscientização alimentar para os pequenos estudantes da unidade.

A iniciativa faz parte da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), uma das diretrizes do PNAE. Além disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem promovido a jornada de EAN. Na unidade escolar, a ação foi realizada com o envolvimento direto das crianças no plantio e contou com o apoio dos agricultores familiares Maicon Koehler e Marcelo Marquadt, da cooperativa Caf Serrana parceiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A atividade é coordenada pelas nutricionistas Carina Pena, Hanna Barbosa, Lizandra Reis e Ludmila Schimidel, que têm trabalhado para integrar alimentação saudável, agricultura local e o currículo pedagógico de forma prática, afetiva e colaborativa. A proposta valoriza o protagonismo das crianças e também de merendeiras, agricultores e toda a equipe pedagógica da unidade.

Para a coordenadora de Alimentação Escolar da rede, Mariana Zouain, a proposta vai além do cultivo de hortaliças. "A iniciativa desta ação parte de um projeto macro que estamos desenvolvendo no Cmei, especialmente voltado para a jornada de educação alimentar e nutricional. Contamos com a parceria dos agricultores que fornecem alimentos para a rede de ensino de Vitória e que, agora, desenvolvem também a horta junto com os estudantes. Isso aproxima os alunos da cadeia de produção. Eles criam a consciência de que o alimento que chega ao prato vem da natureza, entendem o processo do cultivo, o cuidado com a terra. Além disso, há o incentivo direto à alimentação saudável e ao respeito ao meio ambiente", destacou.

Além de aprender sobre o plantio, manejo e colheita, os pequenos também levam para casa saberes que envolvem cuidado, paciência e responsabilidade com a natureza e com o próprio corpo. "A horta escolar se torna, assim, uma importante ferramenta de educação integral e de formação de cidadãos mais conscientes e saudáveis", completou Mariana

Foto Divulgação
Horta escolar no CMEI Ocarlina Nunes Andrade
Foto Divulgação
Horta escolar no CMEI Ocarlina Nunes Andrade