Guardadores de veículos aprenderam técnicas de eletricidade durante a capacitação
Guardadores de veículos que atuavam nas ruas de Vitória agora almejam novas oportunidades no mercado de trabalho. Uma turma de 13 trabalhadores concluiu, na última sexta-feira (16), o curso de Eletricidade Básica, oferecido em parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Entre as disciplinas, os alunos aprenderam princípios básicos e leis da eletricidade; operação de equipamentos elétricos; instrumentos de medição elétrica; normas de segurança e outros. As aulas teóricas aconteceram na Agência de Treinamento Municipal (ATM), no Sambão do Povo, e as práticas, no laboratório de Elétrica do Senai, na avenida Beira-Mar, em Bento Ferreira.
Entre os formandos, o clima é de vida nova. "Além de ser de graça, é uma oportunidade única para todos nós. Quem souber aproveitar vai levar um pouquinho do que aprendemos aqui para o resto da vida", afirmou Airton Wanderley, de 31 anos.
"Aprender uma nova profissão é uma oportunidade de mudança de vida. Quero aproveitar essa oportunidade e também ajudar as pessoas que estão à minha volta", declarou Paulo Júnior, de 30 anos.
Certificados
Yuri Barichivich
Flanelinhas participaram de aulas teóricas na Agência de Treinamento Municipal
Os alunos irão receber os certificados de conclusão do curso e serão encaminhados para empresas parceiras da Schneider Electric, que promoveu a capacitação na capital. Foi a primeira turma voltada para os guardadores de veículos promovida pela administração municipal.
No curso, que teve carga horária de 120 horas, eles receberam o material escolar, que incluiu um kit de ferramentas e materiais de uso para eletricistas. A Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) está elaborando um cronograma para a oferta de novos cursos de capacitação para esses trabalhadores.