Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Guarda de Vitória salva mulher e detém marido agressor no Centro de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Guarda de Vitória salva mulher vítima de violência e detém marido no Centro de Vitória
Machadinha apreendida com o agressor.

Uma mulher, de 47 anos, foi salva por uma equipe da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na tarde desta quarta-feira (19), no Centro da capital. A vítima estava sendo ameaçada com uma machadinha pelo marido, que acabou detido.

A equipe realizava patrulhamento na Avenida Cleto Nunes quando populares pediram ajuda. "Moradores da região acenaram para os guardas pedindo por socorro e informando que uma mulher estava sendo ameaçada dentro de casa. Logo, o porteiro forneceu acesso andar do apartamento. A equipe encontrou a vítima do lado de fora do imóvel, chorando muito e nervosa", descreveu o Inspetor Rocha, do Grupo de Apoio Operacional (Gaop) da Guarda de Vitória.

Durante o atendimento, a mulher detalhou que havia sido violentada pelo marido. "Os dois teriam se desentendido por ciúmes, ele teria puxado o cabelo da vítima e a jogado no chão. Enquanto isso, empunhava um cutelo (machadinha) e ameaçou cortar o braço dela e mata-la", descreveu o inspetor.

O vítima chegou a ser a tentar escapar pelo elevador, mas foi agarrada pelo marido. O terror da vítima só acabou quando a Guarda de Vitória chegou ao local, a socorreu e deteve o suspeito.

Ele foi conduzido para a Delegacia Regional de Vitória, assim como a arma, para que fossem tomadas as providências cabíveis.

Queda

O enfrentamento da violência contra mulher em Vitória tem preservado vidas. Os casos de feminicídio caíram 67% em 2024, considerados o último estágio do ciclo da violência doméstica. A Prefeitura de Vitória realiza o acolhimento de vítimas na Casa Rosa, onde elas aprendem empreendedorismo e têm toda atenção social necessária.  

A capital conta, ainda, com o Botão do Pânico, entregue às vítimas de violência doméstica, e representa a materialidade da medida protetiva. "É um recurso que permite com que a Guarda de Vitória vá ao encontro imediato das vítimas quando acionado. Ao apertar o botão, um alerta é dado à Central de Monitoramento que, em média de três minutos, consegue deslocar viaturas para o local exato. É uma segurança física e até psicológica para essas mulheres saberem que tem com quem contar", detalha a comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa.

A de Vitória reforça que qualquer cidadão pode entrar em contato com o Ciodes-190 para denunciar casos de agressão da mulher e que as vítimas podem denunciar junto à Delegacia da Mulher.