Notícias

Guarda Civil Municipal de Vitória faz doação de armas para Viana

Publicada em 17/05/2024, às 18h45 | Atualizada em 17/05/2024, às 18h51

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Glacieri Carraretto
Guarda de Vitória faz doação de armas para Viana

A Guarda Civil Municipal de Vitória realizou uma doação de armamento para a Guarda Civil Municipal de Viana, nesta semana. A medida faz parte de uma parceria firmada para ajudar no fortalecimento de outras Guardas Municipais do Espírito Santo.

Foram entregues cinco revólveres calibre 38, equipamento que é obrigatório no curso de formação de guardas. O armamento doado foi adquirido em 2009 pela Guarda de Vitória, e substituído em 2014 por pistolas. 

"Ao compartilhar informações e recursos, as forças de segurança podem identificar padrões de criminalidade e responder de forma mais eficiente. Além disso, é de grande valia para os municípios com recursos limitados", detalha Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana de Vitória.

O comandante da Guarda de Viana, Camporez, e o coordenador da Inteligência de Viana, Yan Miranda, estiveram na Secretaria Municipal de Segurança de Vitória para receber as armas. 

A Guarda de Vitória já colaborou com outras Guardas Municipais. A Guarda de Cariacica, por exemplo, já recebeu cursos sobre Cerco Eletrônico e Curso de Atualização de Trânsito. Em Colatina, os guardas da Capital também ministraram o Curso de Atualização de Trânsito para o efetivo local. Recentemente, uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) repassou ensinamentos com um curso de Patrulhamento em locais de alto risco da Guarda de Viana.

Glacieri Carraretto
Guarda de Vitória faz doação de armas para Viana
Dayse Barbosa, comandante da Guarda de Vitória; Camporez, comandante da Guarda de Viana; Amarílio Boni, secretário de Segurança de Vitória e Yan Miranda, coordenador da Inteligência de Viana. (ampliar)

Outra parceria importante tem surgido entre as Gerências de Inteligência das Guardas Municipais. Sem as formalidades dos acordos, a troca de informações tem levado a apreensões de veículos clonados no Sul do Estado, em conjunto com a Guarda de Cachoeiro de Itapemirim.

A comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa, também descreveu a importância da cooperação entre as instituições. "A Guarda de Vitória tem 20 anos de história. Hoje, inclusive, já temos a nossa própria academia de cursos, a AcadeVix, para formação e atualização dos agentes. Desenvolvemos expertises que têm garantido excelentes resultados, como a redução de 11% nos crimes patrimoniais em geral. O compartilhamento de conhecimentos e até de equipamentos, quando possível, visa um só objetivo: somar esforços para proteger cidadãos", pontuou.


Voltar ao topo da página