Imprensa
Gastronomia Dá Samba": sabores, cultura, empreendedorismo e muito samba no Centro
Publicada em
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de José Carlos Schaeffer
O festival "Gastronomia Dá Samba" transformou o Centro de Vitória em um grande palco de sabores capixabas, música de qualidade, arte e empreendedorismo. De sexta (18) a domingo (20), moradores e turistas lotaram o espaço no estacionamento ao lado da Praça Getúlio Vargas para aproveitar o evento promovido pela Prefeitura de Vitória, em parceria com o Instituto Panela de Barro e o Sebrae.
Com uma programação que uniu gastronomia regional, apresentações de samba e chorinho, exposição de produtos artesanais e oportunidades de negócios, o festival impulsionou a economia local e fortaleceu a ocupação cultural do Centro.
"Gastronomia dá samba, dá arte, dá vida, dá alegria, nesse processo de ressignificação do Centro de Vitória, trazendo turistas, empreendedores, gerando oportunidades na vida de muita gente. São mais de 250 postos de trabalho gerados. E eu tenho certeza que esse final de semana vai ficar na memória e no coração de todos", destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Oportunidade para os empreendedores
A praça de alimentação foi um dos destaques do evento, reunindo pratos típicos preparados na hora, como mariscada, bolinho de salmão, camarão e porções variadas. Empreendedores da gastronomia, agroindústria e artesanato aproveitaram o festival para mostrar seus produtos, aumentar as vendas e fortalecer suas marcas.
A empreendedora Rita Sueli Coutinho, da Oficina de Pães Caseiros Sabor Com Arte, celebrou o movimento. "Toda a produção saiu muito rápido e já estou iniciando a preparação para o último dia. É uma grande vitrine para o nosso trabalho. Como comerciante do Centro, ver um evento desse na nossa região é inexplicável", disse.
Mauro Neves Pereira, do Sítio Recanto do Sol, também teve bons resultados. "É muito importante estar num evento como esse, que une cultura e oportunidades reais de venda. Já fechei encomendas para o mês inteiro", afirmou.
Direto de Aracruz, a chef Marilza Caniçali, do restaurante Purumar, destacou a recepção calorosa do público. "A gente está super feliz com o movimento. Trazer alguma coisa do nosso município está sendo espetacular pra nós. Minhas vendas estão bombando, uma maravilha", destacou.
A empreendedora Renata Roncetti, que atua na Rua Sete, também aprovou a iniciativa. "Esse evento veio para abrilhantar ainda mais o Centro de Vitória. A gente não esperava tanto sucesso, nos surpreendeu bastante. Bom demais", contou.
"São mais de 50 expositores que, através desse evento, geram renda, emprego, capacitação e visibilidade para seus produtos. Estamos muito felizes em poder valorizar a cultura do samba e a gastronomia capixaba em um mesmo espaço", afirmou Alessandro Eller, do Instituto Panela de Barro.
Moradores e visitantes comemoram
O clima de festa também conquistou quem vive e visita Vitória. O morador do Centro Jorge Torezani elogiou a movimentação. "É tão bom ver o Centro cheio, com gente sorrindo, dançando, se divertindo. Que aconteça mais vezes", disse.
A turista mineira Luciana Campos se surpreendeu com o evento. "Vim visitar uma amiga e demos de cara com esse evento. Achei tudo lindo, organizado, com um astral incrível. Vitória está de parabéns", relatou.
Encerramento com muito samba
A programação deste domingo (20) começou cedo, com a praça de alimentação aberta às 11h. O palco foi dominado por Kel do Cavaco, Sol Pessoa e a tradicional roda de samba do Regional da Nair, encerrando o festival com muita alegria e samba no pé.

