Notícias

Futuros geógrafos aprendem sobre educação ambiental como prática docente

Publicada em 24/01/2023, às 13h35 | Atualizada em 24/01/2023, às 13h35

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Futuros geógrafos aprendem sobre educação ambiental como prática docente
O tema abordado visa articular os saberes da Geografia com a Educação Ambiental como ferramentas de práticas docentes. (ampliar)

A noite desta segunda-feira (23) foi de aprendizado para 22 estudantes do 8o período do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Eles participaram da formação "Geografia e Educação Ambiental: Vitória - Diversidade de ambientes em múltiplas paisagens", ministrado pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

As discussões e aprendizagens pautadas pelos geógrafos Wilson de Souza e Idelvon Poubel visaram articular os saberes da Geografia com a Educação Ambiental como ferramentas de práticas docentes que potencializam e possibilitam conhecimentos socioambientais e históricos de Vitória, contextualizadas à realidade local. O encontro, que ocorreu de forma virtual, teve como objetivo de contribuir com a formação dos futuros professores.

Outro ponto de destaque foi a apresentação do Portal Interativo de Educação Ambiental de Vitória, o interEgA Vix, que permite aos futuros professores acesso a uma infinidade de informações, projetos, vídeos, documentos, imagens, textos, publicações, jogos educativos, ações e atividades desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental, como elementos que podem subsidiar as práticas de ensino a ser desenvolvida em salas de aulas, nas comunidades escolares e fora dela.

Centros de Educação Ambiental

Os Centros de Educação Ambiental, seus respectivos Projetos Político-Pedagógicos e os projetos de Educação Ambiental realizados pela Gerência de Educação Ambiental foram evidenciados no sentido de apresentar aos estudantes possibilidades de interação com os espaços educadores, instrumentos legais e equipamentos públicos disponibilizados pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que visam capilarizar as políticas de educação ambiental nos diversos territórios da municipalidade.

O projeto "Mata Atlântica - Floresta que ensina", desenvolvido pelo CEA do Parque da Fonte Grande, foi apresentado aos estudantes como uma das propostas de planejamento docente para concretização de projetos que articulam saberes locais provenientes das comunidades que vivem no entorno de unidades de conservação como o Parque da Fonte Grande e o Parque Vale do Mulembá, o cuidar da floresta de mata atlântica de encostas, ensino e aprendizagem de geografia em articulação com as demais áreas do conhecimento e ações práticas com envolvimento das comunidades.

Foto Divulgação
Futuros geógrafos aprendem sobre educação ambiental como prática docente
O encontro, que ocorreu de forma virtual, teve como objetivo de contribuir com a formação dos futuros professores. (ampliar)

"O ensino de Geografia e a Educação ambiental estão diretamente ligados. É preciso problematizar as representações do meio ambiente de diferentes grupos sociais, permitindo aos alunos desvendar outras percepções de natureza para que se tornem agentes transformadores na sociedade", ressalta o secretário municipal de meio ambiente, Tarcísio Foeger.

Motivação

Para o professor do Centro de Educação da Ufes, José Américo Carraro, essa possibilidade de parceria da universidade com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio dos profissionais da geografia que nela atuam, é muito importante para a vida acadêmica dos estudantes porque traz motivação aos futuros profissionais quanto à sua atuação nos contextos de mercado de trabalho, mas também quanto à responsabilidade social e ambiental para construção de sociedades mais justas, igualitárias e sustentáveis.

Para saber mais

Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Semmam e para atendimento à instituições de ensino, comunidades ou grupos que desejam parcerias para realização de projetos de educação ambiental ou visitas de cunho educativo nos parques da cidade que possuem Centros de Educação Ambiental (CEAs), basta entrar em contato pelos telefones (27) 3382-6536 / (27) 3382-6585 ou buscar informações no Portal Interativo de Educação Ambiental IntErAge Vix.


Voltar ao topo da página