Notícias

Finais dos Jogos Escolares Municipais de Vitória começam nesta segunda (26)

Publicada em 26/09/2022, às 11h40

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Leonardo Silveira
Cerimônia de Abertura do JEMVI - Jogos Estudantis Municipais, edição de número 50
Abertura do dos Jogos Estudantis Municipais (Jemvi) 2022. (ampliar)
Leonardo Silveira
Cerimônia de Abertura do JEMVI - Jogos Estudantis Municipais, edição de número 50
Abertura do dos Jogos Estudantis Municipais (Jemvi) 2022. (ampliar)

Expectativa alta para esta segunda-feira (26) no calendário da 50ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), quando serão conhecidos os primeiros campeões da competição. A partir das 14 horas, o ginásio do Tancredão recebe as finais de voleibol, categoria sub-13, tanto masculino quanto feminino.

Na disputa pelo título do masculino, estão as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Izaura Marques da Silva, de Andorinhas; Orlandina D'ALmeida Lucas, de São Cristóvão; Otto Ewald Júnior, de Itararé; e Vercenílio da Silva Pascoal, de Joana D'Arc. Já a decisão feminina da categoria será disputada entre as Emef Izaura Marques da Silva, de Andorinhas; Octacílio Lomba, de Maruípe; Orlandina D'Almeida Lucas, de São Cristóvão; Otto Ewald Júnior, de Itararé.

Na quarta-feira (28), a rede municipal de ensino conhecerá o time campeão na modalidade futsal feminino, categoria sub-13. As Emef Alvimar Silva, de Santo Antônio; Anacleta Schneider Lucas, da Fonte Grande; Éber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha; e Francisco Lacerda de Aguiar, de São Pedro estão na disputa pelo título.

O time campeão e o segundo colocado de cada categoria são premiados com medalhas de ouro e prata, além de troféus.

Os jogos

A 50ª edição do Jemvi tem nove modalidades em disputa: Futsal, Handebol, Basquete, Voleibol e Queimada; Atletismo (corrida de 100m; salto em distância; arremesso de peso e corrida de revezamento 4x100m); Xadrez; Dama e Tênis de Mesa.

Os jogos têm o objetivo de valorizar as experiências de estudantes e professores nas aulas de Educação Física e promover vivências do esporte como espaço social e cultural, em que os sujeitos envolvidos possam ampliar as oportunidades de conhecimento, interação, colaboração, solidariedade e prazer de praticar esportes.

O evento faz parte do Festival de Linguagens Integradas e está dentro do calendário de atividades que celebram o aniversário de Vitória. As partidas começaram na terça-feira, dia 20 de setembro, com o voleibol, e seguem até 23 de novembro, quando disputas de tênis de mesa encerram o evento. A cerimônia de encerramento está marcada para o dia 06 de dezembro.

Jemvi

Constituídos historicamente como uma ação pedagógica, os Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi) são direcionados a todas as Emef de Vitória, para adolescentes e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A competição escolar acontece desde 1971. Em sua primeira edição, a ideia era promover uma disputa entre duas unidades de ensino. Uma proposta então foi apresentada à Secretaria Municipal de Educação, com a ideia de que a disputa contemplasse todas as escolas da rede municipal, que na época contava com nove unidades de ensino. Atualmente, Vitória tem 54 escolas de ensino fundamental.


Voltar ao topo da página