Notícias

Férias de julho: Procon Vitória dá dicas para quem está pensando em viajar

Publicada em 29/06/2023, às 17h10 | Atualizada em 29/06/2023, às 17h11

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Redução das desigualdades
  • Consumo e produção responsáveis

Carlos Antolini
Aeroporto de Vitória

Férias escolares chegando e muitas famílias já estão planejando viajar, encontrar locais para a diversão das crianças ou simplesmente para descansar. Para que esses dias sejam leves e sem transtornos, o Procon de Vitória dá dicas simples e fica à disposição dos moradores para mais orientações. Confira: 

Pacotes e excursões

Depois de escolher o destino da viagem de férias, é importante avaliar as vantagens dos pacotes e das excursões. Os pacotes são mais indicados para quem quer liberdade na programação e fazer roteiros mais individualizados. Já nas excursões, os roteiros e horários são elaborados para todo o grupo e todos os integrantes precisam colaborar para o sucesso da viagem. Em todos os casos, a pesquisa de preços é fundamental.

Os anúncios e folhetos de divulgação das viagens devem conter informações claras e de fácil compreensão, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Preços dos transportes aéreos e terrestres, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), traslados, refeições, guias, número exato de dias, juros dos pagamentos e despesas que não estão incluídas devem estar muito bem descritas no contrato.

Para viagens internacionais, o consumidor deve estar atento ao câmbio de moedas estrangeiras, que afetam os custos da viagem e o planejamento. No caso dos pagamentos realizados com cartão de crédito, observar como as empresas realizam a conversão: se no ato da compra ou na data do fechamento da fatura. Com essa informação, o consumidor pode decidir por outras formas de pagamento, ponderando sobre os benefícios da compra antecipada de bilhetes para shows, museus, eventos e outros atrativos. 

Contratos

Uma vez escolhida a empresa e o pacote, todos os termos devem ser estabelecidos por escrito. No contrato deve constar tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade. As cláusulas que preveem eventuais necessidades de alteração (por exemplo: hotéis, passeios, taxas extras e transportes) devem estar em destaque.

É sempre muito importante que o consumidor mantenha consigo uma cópia do contrato, assinado e datado, além de todos os prospectos, anúncios e folhetos publicitários do que foi contratado. Além disso, a agência de viagem deve fornecer os comprovantes de reserva de hotéis, traslados, recibos dos valores pagos, bilhetes e passagens com datas de saída e chegada.

Vistos, vacinas e outras exigências

É muito importante informar-se sobre a necessidade de vistos, vacinas, autorização para viagens de menores e outras obrigações. Algumas dessas exigências demandam antecedência e, caso não sejam providenciadas a tempo, podem impedir a viagem. 

Para viagens aéreas, é importante saber sobre os limites de peso e dimensões da bagagem, o que deve ser despachado e o que pode ser transportado na cabine do avião. A bagagem deve ser identificada interna e externamente. 

Qualquer problema durante a viagem deve ser comunicado ao agente de viagem e, se possível, registrado por meio de foto ou vídeo.

Atendimento do Procon

O Procon Vitória está à disposição dos consumidores na Casa do Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Reclamações e dúvidas também podem ser registradas pelo aplicativo Procon Vitória e também pessoalmente, com dia e horários marcados por meio do agendamento online, no endereço: https://agendamento.vitoria.es.gov.br/


Voltar ao topo da página