Fala Homem: encontro discute projetos contra a violência doméstica
Publicada em
Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Semcid PMV
Encontros no Fala Homem permitem que os participantes reflitam sobre como lidar diante de determinadas situações de conflito do dia a dia
Prevenir e reduzir a violência doméstica em Vitória. Esse é o principal objetivo do Espaço Fala Homem, projeto que será apresentado e debatido durante o Colóquio - Homens e Violência Contra as Mulheres, nesta sexta-feira (1º), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), das 8 às 18 horas.
Segundo o organizador do evento, João José Barbosa Sana, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer experiências de trabalhos com homens autores de violência, inclusive de estados como Rio de Janeiro e Santa Catarina. Ele explicou ainda que, após cada apresentação, haverá um tempo para que sejam realizados debates sobre a temática apresentada.
"A ideia é fortalecer essas iniciativas como o Espaço Fala Homem e também criar uma mobilização dos homens na luta contra a violência doméstica, que é uma questão muito grave".
Para a secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, dar visibilidade às ações de combate à violência doméstica no espaço acadêmico ajuda a criar uma conscientização maior sobre a importância de buscar soluções para enfrentar o problema.
Saiba mais
O Espaço Fala Homem, que é uma iniciativa pioneira no Estado, já existe há cinco anos, período no qual mais de 100 homens acusados de agressão já passaram pelo atendimento.
Durante os encontros, eles têm acompanhamento de uma equipe psicossocial e discutem temas como a Lei Maria da Penha, violência, relação amorosa e comunicação não violenta. A ideia é fazer com que eles reflitam sobre como lidar diante de determinadas situações de conflito do dia a dia
Serviço Colóquio - Homens e Violência Contra as Mulheres
Quando: 1º de dezembro (sexta), das 8 às 18 horas
Local: Auditório do IC-II - UFES
Mais informações: legpv.ufes.br
Programação
8h - Credenciamento 9h - Abertura 9h30 - Apresentação do projeto "Homem que é Homem" - PCES 10h - Apresentação do projeto "Fala Homem" - PMV 10h30 - Fórum de homens capixabas pelo fim da violência contra as mulheres 11h - Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência - LEG/UFES 11h30 - Debate 12h30 - Almoço 14h - Profª.Msª Maisa Campos Guimarães - Psicóloga - Atuação 14h30 - Mesa-redonda - Homens e violência contra as mulheres: Pesquisas e intervenções no contexto brasileiro 16h - Intervalo 16h30 - Debates 18h - Encerramento