Fafi recebe na próxima sexta-feira (12), às 15h30, o ator, pesquisador e professor, Mateus Schimith. (ampliar)
A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) recebe, na próxima sexta-feira (12), às 15h30, o ator, pesquisador e professor, Mateus Schimith. O artista, que é ex-aluno da instituição, irá ministrar a formação "Estudos da Performatividade", direcionada aos professores da Escola, mas também aberta à comunidade em geral de forma gratuita.
A palestra, que será realizada na sede da Fafi, no Centro Histórico de Vitória, tem como objetivo promover um espaço de reflexão sobre os estudos da performatividade, abordando fundamentos teóricos, referências históricas e conceituais, além de exemplos de artistas e obras que dialogam com o tema. A metodologia inclui a exibição comentada de vídeos de performances e uma discussão mediada com o público.
Além da atuação acadêmica, Mateus tem ampla experiência como ator em peças no Brasil e no exterior.
Durante a atividade, serão discutidos aspectos como corpo, presença, discurso e contexto, estimulando a análise crítica e a ampliação do repertório cultural, além da compreensão da performatividade como campo de investigação nas artes e nas ciências humanas.
Vale destacar que o projeto "Eremita", do qual a palestra faz parte, prevê quatro apresentações gratuitas do espetáculo "Eremita", protagonizado por Mateus Schimith, que será apresentado na Fafi durante o mês de outubro. Além disso, serão ofertadas duas oficinas teatrais abertas à comunidade, fortalecendo o processo colaborativo na construção artística.
Palestrante
Mateus Schimith, Doutor e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com foco em estudos sobre a presença cênica, o jogo e as poéticas do ator, além de pesquisa sobre capoeira, retorna à instituição para desenvolver sua pesquisa de doutorado. Ele é Coordenador Geral do Curso de Licenciatura em Teatro a distância da UFBA e professor adjunto do Departamento de Fundamento do Teatro da mesma universidade.
Além da atuação acadêmica, Mateus tem vasta experiência como ator em montagens nacionais e internacionais, e também é capoeirista desde 2003, integrando o Grupo Beribazu.
"É uma alegria receber o professor Mateus Schimith de volta em nossa escola. Ele foi aluno de teatro da Fafi e hoje retorna como doutor e pesquisador para compartilhar seus conhecimentos. Esse encontro representa não apenas a continuidade da formação artística, mas também a valorização da nossa história e de nossos talentos que se projetam para além da cidade. O fato de Mateus ter iniciado sua trajetória aqui é um exemplo inspirador para nossos estudantes, que podem enxergar nele um reflexo de suas próprias possibilidades. Sua presença mostra que os sonhos cultivados dentro da Fafi podem ganhar o mundo e retornar fortalecidos, trazendo novas experiências e conhecimentos para enriquecer a escola e motivar as novas gerações", declarou a diretora da instituição, Fátima Rodrigues Burzlaff.