Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Fábrica de Ideias recebe formatura de jovens do Programa Miniempresa

Publicada em

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação JAES
Formatura do Programa Miniempresa
Junior Achievement realiza mais uma formatura do Programa Miniempresa na Fábrica de Ideias (ampliar)

O Centro de Eventos da Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, recebe a formatura da 21ª turma de Miniempresa, formada pelos alunos da Junior Achievement do Espírito Santo (JAES), nesta quarta-feira (28), às 19 horas.

A estimativa é de que cerca de 1,3 mil pessoas participem do evento, que reunirá familiares e gestores de empresas e instituições públicas e privadas do Espírito Santo.

Ao longo de seis meses, os estudantes puderam vivenciar e aprender na prática como funciona o dia a dia de uma empresa, desde o setor de produção até o administrativo/financeiro. O objetivo é incentivar jovens do ensino médio de escolas públicas e particulares a criar uma empresa e escolher, produzir e vender um produto.

Programa Miniempresa

Para iniciar o Programa Miniempresa, os alunos fazem pesquisa de mercado para identificar um produto e orçam a matéria-prima. Então eles fabricam a mercadoria, analisam o mercado e fazem o balanço das contas da miniempresa para, depois, partir para as vendas.

O resultado dessa experiência foi a produção de vasos decorativos, abajur, kit de jardinagem, cadernos ecológicos, entre outros produtos.

Os estudantes ainda contam com a ajuda e a experiência de profissionais voluntários que ensinam noções de marketing, finanças, produção e recursos humanos. Depois, eles apenas acompanham o andamento do negócio, que já é totalmente administrado pelos alunos.

Junior Achievement

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo.

Atualmente, está presente em 123 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal. Os programas já beneficiaram cerca de 30 milhões de jovens em todo o mundo, com a colaboração financeira de empresas, fundações e pessoas físicas.

No Estado, a Junior Achievement chegou em 2001 e contabiliza mais de 240 mil alunos atendidos pelos programas em escolas públicas e particulares da Grande Vitória e do interior.