Notícias

Exposição reúne produções artísticas de crianças em prol da cultura da paz

Publicada em 26/09/2022, às 17h05 | Atualizada em 26/09/2022, às 17h13

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Exposição "Paz pela arte" no Cmei Ana Maria Chaves Colares
Exposição "Paz pela Arte" no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares. (ampliar)
Luis Oliveira
Exposição "Paz pela arte" no Cmei Ana Maria Chaves Colares
Exposição "Paz pela Arte" no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares. (ampliar)

A exposição "Paz pela Arte", inaugurada nesta segunda-feira (26), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares, que fica em Jardim Camburi, reúne produções artísticas feitas pelas pequenas e talentosas mãos de 415 crianças matriculadas na unidade de ensino. O objetivo principal é incentivar a cultura paz.

Tudo começou em sala de aula com as professoras Maria Goreth, Julieta Muzzi, Cintia Pereira, Patrick Delazari e Rosane Tristão, com apoio da pedagoga Clarice Barcelos, conversando e envolvendo os pequenos no mundo da arte a partir de histórias e obras de arte de artistas capixabas, nacionais e internacionais, sempre falando sobre as formas de promover a paz por meio da arte.

Nas aulas de Arte, as crianças tiveram vivências com pintura, colagens, desenhos e impressões, usando tinta e diversas técnicas. Também foram realizadas oficinas com as famílias, em cada turma. Dessa forma, as produções artísticas foram surgindo a partir de literaturas, releituras, diálogos e muita criatividade.

Os pequenos deram show de participação e produziram belas obras, como painéis, releituras, pinturas, desenhos, colagens ou contorno de mãos, que estão espalhadas pelos corredores e paredes da unidade de ensino, e podem ser prestigiadas pelas próprias crianças e por seus familiares e/ou responsáveis, nos horários de entrada e saída.

Interação

Além disso, um grande painel interativo chama a atenção de quem passa. Foram deixados dois pincéis ao lado da peça, com a mensagem "contribua com uma palavra", para que quem se sentir à vontade ao passar por ali, escreva mensagens de paz e positividade, resultando numa bela obra coletiva.

O pequeno Enrico Oliveira, do grupo 6, falou sobre o projeto. "Eu gostei de participar, foi um projeto muito legal, colamos várias coisas, desenhamos, pintamos, fizemos bolinhas", disse.

Da mesma turma, Lis Távora falou sobre o sentimento de ver o trabalho que fizeram exposto na escola. "Durante o projeto o que mais gostei foi pintar. Senti muita paz também. Foi muito legal chegar aqui hoje e ver tudo o que fizemos lá na frente", contou.

Já o pequeno Isaque, também do grupo 6, ressaltou que gostou de colocar a mão na massa e fazer muita arte. "Foi muito legal, teve tinta, muito lápis, tesoura, cola. As palavras que escolhi para colocar na exposição foram alegria e paixão", disse.

As famílias já têm se encantado ao se deparar com a exposição. Maíra Correa, mãe do Heitor, do grupo 6, ficou surpresa com a riqueza dos trabalhos. "A escola está linda, super colorida com a exposição das obras de arte das crianças, amei também a releitura das obras fixadas nas paredes. Isso chamou muito minha atenção e também a do meu filho, ao relembrar como eram os trabalhinhos dele quando menor e a evolução para os trabalhos mais estruturados que fazem hoje, muito legal. Parabéns a toda equipe do Cmei pelo zelo", ressaltou.

Exposição "Paz pela Arte" no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares.

A exposição

Os trabalhos ficarão expostos até a próxima sexta-feira (30), quando serão recolhidos para serem exibidos na pracinha da bocha do bairro, em uma data a definir. O momento marcará o envolvimento do projeto com a comunidade, a partir da doação das obras feitas pelas crianças para quem desejar levar um pouco de paz em forma de arte para suas casas.

Paz pela arte

De acordo com a equipe escolar, todas as ações que fortalecem os princípios morais e a cultura da paz são fundamentais na faixa etária das crianças na Educação Infantil, pois contribuem na construção da personalidade e na formação de cidadãos.

Para a professora Maria Goreth, os pequenos gestos das crianças carregam grandes significados. "A exposição é uma oportunidade de divulgar o trabalho das crianças e levar mensagens positivas para as pessoas a partir dos desenhos das crianças. O que a criança faz pode ser simples, mas tem muita dedicação e amor", disse.

O dinamizador de Arte Patrick Delazari falou sobre o envolvimento dos pequenos durante as atividades do projeto. "Foi muito prazeroso desenvolver esse trabalho com as crianças, além de promover o desenvolvimento com as obras e o processo de criação, foram interessantes as conversas sobre os valores que seriam colocados nas produções, de acordo com o que eles achavam que tornaria o mundo melhor", pontuou.

Rosane Tristão também é dinamizadora de Arte e ressaltou a importância dos momentos vividos com os pequenos durante o projeto. "Esses momentos pedagógicos proporcionam um momento de transformação, de valorização dos sentimentos e de construção de conceitos que contribuem na leitura do mundo", explicou.

A pedagoga Clarice Barcelos parabenizou a dedicação da equipe escolar no desenvolvimento das atividades e destacou os benefícios pedagógicos das ações. "A proposta de doação das próprias produções já é uma atitude louvável! A riqueza dos diferentes momentos de produções possibilitou a construção da cultura da paz que tende a ampliar nas próximas etapas do projeto. Todas as pessoas envolvidas estão de parabéns!"

Luis Oliveira
Exposição "Paz pela arte" no Cmei Ana Maria Chaves Colares
Exposição "Paz pela Arte" no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares. (ampliar)
Luis Oliveira
Exposição "Paz pela arte" no Cmei Ana Maria Chaves Colares
Exposição "Paz pela Arte" no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares. (ampliar)

Voltar ao topo da página