Notícias
"Eu no Mundo": grupo de reflexão ajuda pessoas em situação de rua no abrigo
Publicada em 10/07/2019, às 13h10
Por Paula M. Bourguignon, com edição de SEGOV/SUB-COM


"Tenha fé em Deus, tenha fé na vida. Tente outra vez!", "Seja grato todos os dias" e "Estamos torcendo por você". Essas eram algumas frases motivacionais que estavam em balões durante dinâmica com pessoas em situação de rua que moram provisoriamente no abrigo de Jabour, nesta quarta-feira (10).
A ação fez parte da atividade "Eu no Mundo", cujo objetivo foi despertar uma nova oportunidade de sorrir e compartilhar suas experiências de vida, além de aproximar os assistidos da equipe.
Com a frase "Você tem vários motivos para agradecer", José Carlos Crisóstomo da Silva, de 57 anos, ponderou: "Se hoje estou aqui no abrigo, é porque tenho motivos para agradecer a todos, como psicólogas, assistentes sociais, cuidadoras, enfermeiras, todos ao meu redor e meus amigos que estão cuidando de mim com amor. Tenho muita gratidão por todos".
Desistir jamais
Outra frase de muito impacto foi a de José Augusto de Araujo, 55, que fez questão de ler em voz alta: "'Pode parecer difícil, mas não impossível'. Essa frase é para mim mesmo: persistir sempre. Esse espaço me ensinou a ser uma pessoa melhor. Estou menos ansioso, menos arrogante e ainda acredito que posso voltar ao mercado de trabalho".
Recordação
"Dentro de você tem uma força que é capaz de mudar o mundo". Com essa frase, Liza Carla de Oliveira, 25, recordou-se do padastro. "Lembrei muito do meu padastro, pois ele mora no morro do Romão e sempre me falaram que pareço muito com ele, por ter as forças em minhas mãos".
Escolhas
"A proposta dessa atividade é fazer uma reflexão. Às vezes, buscamos um caminho ou escolhas mais fáceis para a gente, mas não necessariamente são boas. Talvez um caminho mais longo ou mais difícil de se alcançar traz mais resultados positivos. Sabemos que, no contexto da rua, existem várias influências e vários convites para uso de substâncias. Às vezes, o fortalecimento para dizer 'não' vem desse processo de escolha e com uma proposta diferenciada. Por terem já sofrido violação de direitos, os assistidos precisam se lembrar que eles podem chegar aonde quiserem e são capazes de superar seus limites", explicou a psicóloga Janaína da Silva Costa.
Afetividade
"Existe uma afetividade que nos ronda. Nossa equipe é muito humana e consegue transformar a realidade desses assistidos. É gratificante ver o brilho no olhar de cada um em pensar que amanhã pode ser um novo recomeço na vida deles", explicou a coordenadora do Abrigo Noturno, Priscila Laurindo de Carvalho.
Grupo reflexivo
O grupo de reflexão "Eu no Mundo" acontece todas as quartas-feiras, das 9 às 9h30, no abrigo de Jabour que fica na rua Manoel Vivácqua, 295, Jabour. O telefone de contato é (27) 3317-2171.

