Notícias

Estudantes do Cidadania Fundamental mudam rotina da Casa do Cidadão

Publicada em 05/08/2022, às 17h10

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Igualdade de gênero
  • Redução das desigualdades
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Foto Divulgação
Cidadania Fundamental
Projeto Cidadania Fundamental na Casa do Cidadão. (ampliar)
Foto Divulgação
Cidadania Fundamental
Projeto Cidadania Fundamental na Casa do Cidadão. (ampliar)

Para  60 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Professora Eunice Pereira Silveira e Izaura Marques da Silva, as aulas desta sexta-feira (5) foram bem diferentes. Eles integram a primeira turma do semestre do Projeto Cidadania Fundamental, realizado na Casa do Cidadão, que entregou materiais como mochilas, squeezes e camisetas.

Os estudantes participaram de diversas atividades voltadas para Direitos Humanos; almoçaram; tiveram momentos de descontração e receberam lanches. Por fim, deram entrada na documentação básica, como Carteira de Identidade e CPF, que receberão em poucas semanas em suas próprias escolas.

Até dezembro, outras 33 turmas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vitória levarão alegria e vão movimentar as sextas-feiras na Casa do Cidadão. Ao todo, o projeto vai receber 2.290 estudantes da rede municipal, com diferentes ações e linguagens, para o fortalecimento da cidadania e emissão de documentos.

Cidadania fundamental

O Cidadania Fundamental oferta educação em Direitos Humanos, por meio da linguagem teatral, oficinas e rodas de conversa. As atividades são realizadas ao longo de um dia, das 8h às 16h, e incluem almoço e lanche na Casa do Cidadão. Durante esse período, os estudantes dialogam sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar, prevenção à gravidez na adolescência e às ISTs (Infecções Sexualmente Transmisíveis); relações étnico-raciais; consumo consciente e sustentável; direito do consumidor; e orientações ao mercado de trabalho.

Além disso, são emitidos a segunda via da Certidão de Nascimento, o Cadastro da Pessoa Física (CPF), a Carteira de Identidade (Registro Geral) e a Carteira de Trabalho digital para os participantes. O transporte dos estudantes é feito pelas escolas. O Cidadania Fundamental é executado pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e pela Secretaria de Educação (Seme). Também são desenvolvidas atividades em parceria com outras secretarias, como Saúde e Assistência Social.


Voltar ao topo da página