Notícias

Estudantes aprendem sobre Inclusão, respeito às diferenças e empatia

Publicada em 22/09/2022, às 17h45 | Atualizada em 22/09/2022, às 17h47

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Emef Octacílio Lomba
Luis Oliveira
Emef Octacílio Lomba

O tema é a inclusão das pessoas com deficiência nas unidades educacionais. Na manhã desta quinta-feira (22), 246 estudantes do 1º ao 9º ano do turno matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Lomba, que fica em Maruípe, participaram de uma manhã especial no auditório da unidade de ensino.

Inclusão, respeito às diferenças e empatia foram os temas de uma palestra realizada pelo professor João Almeida, que é deficiente visual e atua dando aulas de Música na rede de ensino de Vitória há 11 anos.

Inicialmente, foi exibido um vídeo sobre educação inclusiva que faz alusão a presença de crianças com deficiência nas escolas. A estagiária Jaqnolha ensinou algumas saudações na Língua Brasileira de Sinais para as turmas, como "oi", "bom dia" e "boa tarde".

Na palestra, o professor João Almeida conduziu um bate papo didático com os estudantes. Ele perdeu a visão aos 3 anos de idade e trouxe um pouco de sua história e exemplo de superação, além de falar sobre acessibilidade, respeito à pessoa com deficiência, entre outros temas. No final, abriu espaço para perguntas e interagiu com as turmas.

Participação

Os estudantes participaram ativamente com indagações e falas. Segundo alguns deles, a ação foi importante para aprender que pequenos gestos fazem a diferença.

"Achei muito bacana a palestra de hoje. Ser tratado diferente não te faz diferente, aprendemos sobre as dificuldades e desafios que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente, mas também aprendemos que elas têm potencial e são capazes de alcançar grandes feitos", disse o estudante Delio Oliveira, do 6º ano.

"Achei muito interessante, a gente nem imagina o tanto de coisas que eles superam todos os dias. Foi muito importante para entendermos a importância de nos colocarmos no lugar do outro", pontuou o estudante Gustavo Oliveira, da mesma turma.

Para o professor João, foi um momento proveitoso trocar experiências e ideias com os estudantes. "Procurei trazer para eles que não precisamos de soluções fantásticas. Se fala muito dos direitos e das leis, mas muitas vezes um oi, um aceno, coisas simples do dia-a-dia fazem uma diferença enorme. Fico feliz pelo convite e parabenizo a escola pelo trabalho desenvolvido com as turmas", ressaltou.

Educação Inclusiva

A equipe de educação especial da Emef vem trabalhando com as turmas temas como inclusão e respeito às pessoas com deficiência, uma vez que o mês de setembro é marcado por várias datas alusivas à causa, e a escola tem 34 estudantes que são público-alvo do Atendimento Educação Especializado (AEE).

O auditório foi decorado para entrar no clima da educação inclusiva. "Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar", diz a frase que está em um dos painéis fixados nas paredes do auditório. Toda a programação realizada foi possível pelo esforço e dedicação das professoras Elci Ferreira, Valdireni e Elzimar, dos pedagogos Alexandre Queiroz e Maristela, dos engajados estagiários da educação especial e de toda a equipe pedagógica.

Luis Oliveira
Emef Octacílio Lomba
Luis Oliveira
Emef Octacílio Lomba

Voltar ao topo da página