Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Estande da Prefeitura identifica os equipamentos de uma cidade sustentável

Publicada em

Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi


Marcos Salles
Abertura da XXIII Feira do Verde
Crianças brincam na maquete que mostra a nova Ponte da Passagem

Um passeio indispensável na 23ª Feira do Verde, instalada na Praça do Papa, é no estande da Prefeitura de Vitória. Numa tenda de 900 m², estão montadas 12 maquetes mostrando obras e serviços da administração municipal, que levam o visitante a identificar os equipamentos disponíveis na capital para garantir uma cidade sustentável.

A produção envolveu trabalhos de várias secretarias municipais e definiu os 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis, um compromisso dos prefeitos com o objetivo de incorporar a sustentabilidade às políticas públicas da cidade com o envolvimento da sociedade civil.

Trajeto

O trajeto é divertido e leva o cidadão a perceber que dentro de sua cidade há vários investimentos prontos ou em andamento em torno da sustentabilidade. Desde a entrada, o brasão da Prefeitura se mostra imponente e representa a governança, o instrumento da democracia participativa.

Logo à frente, o visitante se depara com a nova Ponte da Passagem, que foi construída pela Prefeitura para contemplar as necessidades de pedestres e ciclistas. Em sua extensão, o Programa Cidadania em Trânsito é destaque. Um simulador de trânsito chamou a atenção de todos, principalmente dos estudantes, mostrando situações adversas que levam o motorista a fazer uma direção defensiva para evitar acidentes.

Bens naturais comuns são representados pelas maquetes da fonte da Gruta da Onça e do Parque Moscoso, por exemplo. Demonstram a responsabilidade da gestão em proteger, preservar e asseguar o acesso equilibrado a esses patrimônios naturais.

Neste primeiro dia da feira, o Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional (Coep) levou 550 estudantes de 14 a 17 anos para conhecer as diversas formas de se identificar um ambiente sustentável. Segundo a coordenadora, Ingrid Mendes, a participação dos estudantes nesse evento  objetiva dar a eles uma visão geral dos estandes montados por 89 expositores.

Posteriormente, o assunto será debatido em sala de aula para uma avaliação dos estudantes em torno do tema sustentabilidade.