Estande da Prefeitura identifica os equipamentos de uma cidade sustentável
Publicada em
Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi
Marcos Salles
Crianças brincam na maquete que mostra a nova Ponte da Passagem
Um passeio indispensável na 23ª Feira do Verde, instalada na Praça do Papa, é no estande da Prefeitura de Vitória. Numa tenda de 900 m², estão montadas 12 maquetes mostrando obras e serviços da administração municipal, que levam o visitante a identificar os equipamentos disponíveis na capital para garantir uma cidade sustentável.
A produção envolveu trabalhos de várias secretarias municipais e definiu os 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis, um compromisso dos prefeitos com o objetivo de incorporar a sustentabilidade às políticas públicas da cidade com o envolvimento da sociedade civil.
Trajeto
O trajeto é divertido e leva o cidadão a perceber que dentro de sua cidade há vários investimentos prontos ou em andamento em torno da sustentabilidade. Desde a entrada, o brasão da Prefeitura se mostra imponente e representa a governança, o instrumento da democracia participativa.
Logo à frente, o visitante se depara com a nova Ponte da Passagem, que foi construída pela Prefeitura para contemplar as necessidades de pedestres e ciclistas. Em sua extensão, o Programa Cidadania em Trânsito é destaque. Um simulador de trânsito chamou a atenção de todos, principalmente dos estudantes, mostrando situações adversas que levam o motorista a fazer uma direção defensiva para evitar acidentes.
Bens naturais comuns são representados pelas maquetes da fonte da Gruta da Onça e do Parque Moscoso, por exemplo. Demonstram a responsabilidade da gestão em proteger, preservar e asseguar o acesso equilibrado a esses patrimônios naturais.
Neste primeiro dia da feira, o Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional (Coep) levou 550 estudantes de 14 a 17 anos para conhecer as diversas formas de se identificar um ambiente sustentável. Segundo a coordenadora, Ingrid Mendes, a participação dos estudantes nesse evento objetiva dar a eles uma visão geral dos estandes montados por 89 expositores.
Posteriormente, o assunto será debatido em sala de aula para uma avaliação dos estudantes em torno do tema sustentabilidade.