Notícias

Escolas em tempo integral realizam culminâncias das disciplinas eletivas

Publicada em 15/07/2015, às 17h09 | Atualizada em 15/07/2015, às 17h56

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
Culminância das Disciplinas Eletivas do Semetre na EMEF Moacyr Avidos
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Moacyr Avidos participaram de diferentes atividades
Douglas Schneider
Culminância das Disciplinas Eletivas do Semetre na EMEF Moacyr Avidos
Alunos participaram dos momentos de culminância das disciplinas eletivas

Eles iniciaram o ano letivo de uma maneira diferente. Além de Português, Matemática, Geografia, Ciências, História, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira, eles tiveram a oportunidade de optar por uma disciplina eletiva, cujo tema estivesse de acordo com os seus objetivos de vida.

Foi um semestre de estudos e aprofundamento em áreas como dança, teatro, robótica, ciências humanas, astronomia e finanças, e, em julho, os alunos das três Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) participaram dos momentos de culminância das disciplinas eletivas e puderam mostrar aos colegas e às famílias o resultado de tanto empenho e dedicação.

"Foram momentos para os quais as escolas se prepararam para compartilhar o que foi aprendido, em clima de troca de conhecimentos, de experiências e de proposições de desafios para avançar nos próximos períodos", contou a subsecretária pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Janine Mattar.

Ela explica ainda que as disciplinas eletivas são escolhidas pelo aluno. "Os temas são definidos pela escola e devem promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conhecimentos, temas ou áreas da base comum. Considera a interdisciplinaridade enquanto eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento", explicou.

As eletivas são semestrais e terão nova adesão neste segundo semestre.

Africanidade

Na Emefti Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, a professora de História Lavínia Coutinho Cardoso foi a orientadora da disciplina "Africanidade", que contou com cerca de 20 alunos.

"O racismo é perverso porque, ao passo que inferioriza o negro, cria no branco uma autoimagem de que ele é superior a alguém pelo simples fato de ser branco, quando sabemos que somos todos iguais em direito. Por isso foi tão relevante termos alunos brancos no grupo. A temática foi trabalhada do ponto de vista de questão social, objetivando derrubar o rótulo de bullying, pois é muito maior do que isso. Às vezes uma criança sofre o racismo sem se dar conta de que está sendo tratada com desigualdade, e isso afeta a autoestima dela. Ao participar desse grupo, tenho certeza de que os alunos passaram a ter um olhar diferente", pontuou.

Douglas Schneider
Culminância das Disciplinas Eletivas do Semetre na EMEF Moacyr Avidos
Estudantes levaram arte e diversão para a Emefti Moacyr Avidos
Douglas Schneider
Culminância das Disciplinas Eletivas do Semetre na EMEF Moacyr Avidos
"A Astronomia Veio para Ficar" foi uma das disciplinas oferecidas na Emefti

Astronomia

Fabiana Kelly Rodrigues dos Santos, que tem 12 anos e é aluna do 7º ano, participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e ficou entre as 10 primeiras alunas da Emefti Moacyr Avidos melhor colocadas na competição. Como não poderia deixar de ser, participou da eletiva "A Astronomia Veio para Ficar". "Desde criança sou fascinada pelo espaço e pelos planetaS, e percebi que na astronomia tinha uma chance de descobrir mais coisas sobre o universo. Fazer a prova da OBA foi um pouco difícil porque eu entrei na metade da eletiva, mas no geral eu fui bem".

Crochê e matemática

"Tecendo Minha Própria Arte" foi uma disciplina eletiva em que os alunos produziram várias peças de crochê na Emefti Moacyr Avidos. E dela participou o aluno Wanderson Sena de Oliveira, de 12 anos. "A professora trouxe para a sala de aula fotos de alguns materiais produzidos por ela e eu me identifiquei porque gosto de trabalhos manuais, de artesanato. E a disciplina não é produção de crochê pura e simplesmente. Nós aprendemos a usar a fita métrica, fizemos cálculos dos materiais utilizados, projeção do tempo de produção para determinação do valor a ser cobrado pela peça. Eu fiz crochê na escola e também em casa nos finais de semana, e já tenho que dar conta de algumas encomendas", contou.

Música, gastronomia e matemática

As disciplinas eletivas da Emefti Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, foram muitas e inovadoras. Quem foi à unidade de ensino pôde conferir, por exemplo, os resultados da eletiva musical “Batucando com sucata”, “Quem canta seus males espanta” e degustação de alimentos da “Tem criança na cozinha”, além de observar experimentos na “Água nossa de cada dia”. Confira aqui todas as disciplinas eletivas da Emefti Eunice Pereira Silveira.

Paula Soares é membro do Conselho de Escola da Emefti Eunice Pereira Silveira e mãe da Lara Andrade, de 8 anos, que participou da disciplina eletiva "Tem Criança na Cozinha". Paula, inclusive, levou uma receita de pão de queijo de sanduicheira para uma das aulas. "O interessante é que na cozinha podem ser trabalhados os conceitos de matemática, organização, leitura e até mesmo geografia. A minha receita leva mandioca, e na aula falamos sobre solo e clima, entre outros aspectos", contou.

A conselheira disse ainda estar muito satisfeita com o desenvolvimento das disciplinas eletivas. "Estou encantada com o grau de organização da escola e da dedicação dos professores. Isso causou nos alunos um nível de interesse muito alto. A minha filha, por exemplo, é uma que pede para não faltar nunca. Isso eu percebo não só nela, mas em todos os alunos. É perceptível como as crianças gostam de ir para a escola", comentou.

Jogos matemáticos, desenho e sexualidade

Na Emefti Anacleta Schneider Lucas, algumas das disciplinas eletivas desenvolvidas no primeiro semestre de 2015 foram “Alimentação saudável”, “Pintando o 7”, “Pequenos construtores”, “Jogos matemáticos”, “Vai sacudir, vai abalar, será que vai?” e Sexualidade. Confira a lista completa aqui.

Hip hop, educação financeira, rádio escola

Já as disciplinas eletivas da Emefti Moacyr Avidos podem ser conferidas aqui

Avaliação

Durante os eventos de culminância das Emefti Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, e a Anacleta Schneider Lucas, na Fonte Grande, os estudantes expuseram os trabalhos produzidos ao longo do semestre nas disciplinas eletivas. As disciplinas possuem foco na dimensão prática e todo o processo foi acompanhado pelos professores com registro das aprendizagens.

Os registros são realizados em fichas de avaliação qualitativa, que levam em conta quatro “saberes”: fazer, ser, conviver e aprender; além dos alunos realizarem autoavaliação que considera itens como convivência social (ouvir o professor, participar das atividades, respeitar o colega, ajudar o colega, gentileza, cooperação e solidariedade); responsabilidade e organização (cumprimento de prazos, cuidado com espaço físico e materiais da escola, frequência); e compromisso com a leitura e a escrita (hábito de ler, recomendações de leitura, produção de texto e uso do dicionário).

Douglas Schneider
Culminância das Disciplinas Eletivas do Semetre na EMEF Moacyr Avidos
Disciplina "Africanidade" foi uma das atividades oferecidas na Emefti Moacyr Avidos
Divulgação Seme
Escola Integral Eunice Pereira Silveira
Disciplina eletiva musical "Batucando com sucata" foi oferecida na Emefti Eunice Pereira Silveira

Voltar ao topo da página