Notícias
Emoção marca entrega de reforma da escadaria da Igreja do Rosário, em Vitória
Publicada em 19/09/2023, às 14h25 | Atualizada em 19/09/2023, às 14h29
Por Esthefany Mesquita, com edição de Andreza Lopes
Já ouviu falar da Igreja do Rosário? Cheia de história para contar, ela é um belo ponto turístico em um cantinho especial da capital, que transmite emoção para quem a visita. Em 1946 foi tombada como Patrimônio Histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e preserva até hoje as características originais da construção em estilo Barroco, herança do período colonial.
Para chegar até a igreja e contemplar sua beleza e história é preciso subir uma escadaria, que demandava cuidados e manutenção. Por isso, a Prefeitura de Vitória, por meio da Central de Serviços, reformou totalmente a escadaria e entregou à população, na manhã desta terça-feira (19).
Durante o evento, no topo da escadaria, estavam presentes moradores, o vigário da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Juan, líderes comunitários, a equipe da Central e também o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Na ocasião, Pazolini falou da alegria de realizar a entrega da escadaria totalmente reformada e sobre o que isso representa para a cidade de Vitória. "Temos travado uma verdadeira batalha, mas uma batalha positiva, uma união de esforços pela volta da potência não só econômica, mas histórica, artística e social do Centro de Vitória. O ambiente histórico, artístico, cultural é extremamente relevante e nós estamos também facilitando o acesso e qualificando a esses locais. As pessoas querem ir a um ambiente que seja bonito, que seja atraente, isso é natural, isso é bom, um ambiente que seja qualificado e apto a receber. É o que nós temos aqui. Então eu tenho certeza que o número de visitantes vai aumentar", disse.
O prefeito destacou, também, o trabalho da equipe da Central de Serviços que cuida dos espaços e melhora a qualidade de vida dos que moram e frequentam a capital. "Eles realizam um trabalho incansável na cidade, no cuidado, no zelo, na atenção, 24 horas por dia.
O subsecretário da Central, João Vicente também marcou presença na entrega e falou da importância em preservar o patrimônio. "Eu sempre digo que para nós é um momento muito gratificante quando realizamos alguma entrega, seja ela de obra, de manutenção, porque sabemos que é um serviço de qualidade para a cidade, para quem mora e quem visita, mas essa aqui é uma entrega muito especial, porque essa igreja é um patrimônio histórico e artístico. Meu coração se enche de alegria em ver o prefeito realizando tantas obras no Centro de Vitória para trazer de volta o que o Centro era", afirmou.