Imprensa
Eleição do Comid marca novo ciclo de participação e compromisso com a pessoa idosa em Vitória
Publicada em
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Mais de 230 pessoas participaram da Assembleia Geral de Eleição do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Vitória (Comid). O evento, realizado na tarde da última quinta-feira (6), se consolidou como o conselho de maior participação popular social e do fortalecimento da política pública voltada à pessoa idosa no município. Ao todo, 233 eleitores participaram da votação, que definiu quatro conselheiros representantes de usuários e seis representantes de entidades e organizações da sociedade civil e seus respectivos suplentes para o biênio 2025/2027.
A eleição definiu dez vagas destinadas à sociedade civil, sendo quatro para usuários, três para entidades de atendimento, e três para organizações de estudo, pesquisa e assessoramento. Além dos representantes usuários, foram reeleitas entidades e organizações da sociedade civil que já integravam o Conselho, e também novos representantes passaram a compor o colegiado, como o Asilo dos Idosos, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção Espírito Santo (SBGG-ES) e a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unap).
A eleitora Maria Rita Ferreira dos Santos, de 78 anos, foi a primeira a chegar ao local da votação (auditório da Casa do Cidadão). Para ela, o processo eleitoral é um momento importante, porque "serão eles que vão lutar pelos direitos já adquiridos pelas pessoas idosas", comentou ela.
Apesar da baixa mobilidade, Maria Tereza da Silva Loureira, de 74 anos, disse que pegou ônibus para garantir presença no pleito. "A gente quer o melhor. Queremos que o governo olhe para nós, que nossos direitos sejam garantidos", disse ela.
Acompanhando o processo de votação, a secretária municipal de Assistência Social, Soraya Mannato, destacou a importância do processo. "O Comid é um espaço essencial de escuta, diálogo e controle social. Cada eleição representa a renovação do compromisso coletivo com o envelhecimento digno, a cidadania e o fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa em Vitória".
Para o presidente do Comid, Marcelo Amorim, a quantidade de pessoas que compareceram ao pleito representa uma "participação social, mobilização e engajamento históricos. O evento se consolidou como o conselho de maior participação popular social e do fortalecimento da política pública voltada à pessoa idosa no município".
A secretária-executiva do Comid, Elaine Alvarenga, agradeceu o empenho dos conselheiros e da Comissão Organizadora. "Cada etapa desse processo foi conduzida com dedicação e espírito de equipe. O resultado reflete o compromisso coletivo com a causa da pessoa idosa e o propósito de fortalecer o controle social no município. A todos que contribuíram, o nosso profundo reconhecimento", comentou ela.
O evento contou com a presença de conselheiros, representantes de organizações da sociedade civil e pessoas idosas usuárias dos serviços da Prefeitura de Vitória.
Conheça os novos membros do Comid
Segmento Usuários:
Ednéa Firme Rosalém (titular)
Juvacy dos Santos Monteiro (titular)
Rosiris Rios (titular)
Maria Angela Marcelino Carvalho Weltem (titular)
Marinalva Borges Simões (suplente)
Benedito Domingos dos Santos (suplente)
Sandylea Gonçalves Roberts (suplente)
Alvaro Antonio dos Reis (suplente)
Entidades de atendimento, assessoramento que atuam na defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa no âmbito municipal:
Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada - Asilo dos Idosos -
Associação ALEF BET
Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos Seccional Estadual de Base do Espírito Santo - SINTAPI-ES
Entidades de pesquisa, estudos, assessoria e formação de recursos humanos:
Universidade Aberta à Pessoa Idosa - UNAPI
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo - SBGG/ES
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15º Região - CREFITO-15



