Educação oferece formação para candidatos a diretores de escola
Publicada em
Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM
Carlos Antolini
Formação permitirá que candidatos à direção das escolas façam reflexões sobre a gestão da escola pública
Já foi dada a largada para a eleição de diretores de 101 unidades de ensino da rede pública de Vitória para o triênio 2015-2018. Nesse sentido, a Gerência de Formação e Desenvolvimento (GFDE) e a Gerência de Gestão Democrática (GGD) da Secretaria Municipal de Educação (Seme) estão oferecendo a formação "Política educacional no âmbito da gestão pública democrática: o papel do gestor escolar".
O objetivo é proporcionar aos candidatos à direção das unidades de ensino discussões e reflexões que permitam situar o cursista nos processos pertinentes à gestão da escola pública.
Para efetuar a inscrição, o servidor deverá acessar o portal da Escola de Governo de Vitória (EGV) até a próxima terça-feira (30), com o número da matrícula e senha. São apenas 165 vagas, distribuídas em três turmas (matutino, vespertino e noturno).
Serão quatro encontros presenciais, fora do horário de trabalho, a partir do dia 6 de outubro, com 16 horas de duração e, em seguida, 24 horas de atividades não presenciais no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), totalizando 40 horas de formação.
A certificação será concedida a quem cumprir 75% da carga horária presencial e cumprimento de todas as atividades não presenciais do curso.
Programação
Temas
Matutino
Vespertino
Noturno
A função social da escola e a garantia do direito à educação e à aprendizagem
6/out
9/out
6/out
As dimensões da gestão escolar (pedagógica, administrativa e financeira) e a função do diretor na perspectiva da gestão democrática
22/out
21/out
16/out
O princípio da ética na gestão pública
4/nov
6/nov
21/out
A relação entre o projeto político pedagógico, PDDE e os demais planos elaborados e desenvolvidos na escola: conceitos, princípios e valores