Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Educação e preservação: aquários da Escola da Ciência, Biologia e História passarão por manutenção

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Marcos Salles
Assinatura da OS para manutenção dos aquários da Escola da Ciência, Biologia e História
Assinatura da OS para manutenção dos aquários da Escola da Ciência, Biologia e História.

A Prefeitura de Vitória deu mais um passo importante para a valorização da educação científica e da preservação ambiental. Nesta quinta-feira (02), foi assinada a ordem de serviço para a manutenção dos aquários da Escola da Ciência, Biologia e História, localizada no bairro Mário Cypreste, que integra os Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) do município.

O contrato, no valor global de R$ 1.244.510,24, prevê a prestação de serviços especializados de manutenção preventiva e corretiva dos aquários, com vigência de dois anos, a partir de 1º de setembro de 2025. Ainda neste ano, está prevista a execução de R$ 210 mil.

Participaram da cerimônia o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, o secretário de Obras, Gustavo Perin, a diretora dos Centros de Ciência, Eliane Marques, além de lideranças comunitárias e crianças do Cmei Luiza Pereira Muniz Correa, também localizado no bairro Mário Cypreste.

Pazolini destacou que o investimento reafirma o compromisso da gestão com a educação de qualidade e a preservação do patrimônio científico da cidade. "Vitória é referência na educação pública e na preservação ambiental. As crianças têm na Escola da Ciência, Biologia e História a oportunidade de aprender a história, a cultura, o ecossistema marinho. E o melhor, um espaço que será restaurado, reformado, o que vai garantir ainda mais qualidade às atividades desenvolvidas", afirmou.

Entre as melhorias contempladas estão a reestruturação de espaços, o fornecimento de peças e insumos de natureza biológica e técnica, além do cuidado com sistemas de filtragem, tratamento aquático e composição ornamental de espécies de fauna e flora. O serviço abrange ambientes de água doce e salgada, além do ecossistema de manguezal, contemplando os seguintes espaços:

- Aquário Jumbo
- Aquário Paludário (nascente)
- Aquário Marinho
- Aquário Lagoa (leito do rio)
- Aquário Tátil
- Aquário Manguezal

Para Juliana Rohsner, a iniciativa fortalece o papel dos Centros de Ciência como espaços de aprendizado e encantamento. "Assim como nós temos 105 escolas, temos também 5 Centros de Ciência, Educação e Cultura: a Escola Ciência, Biologia e História, temos o Planetário, a Praça da Ciência, a Escola da Ciência-Física, e a Escola da Inovação. Desde o início da gestão, estamos investindo e transformando essas estruturas, que são verdadeiros patrimônios da cidade e do Estado. Recebemos visitantes de todo o país, falando sobre conscientização, cuidado e preservação ambiental", disse.

Eliane Marques falou sobre a importância dos investimentos. "Aqui é onde as crianças e adolescentes podem ter o conhecimento sobre os cuidados com a natureza, com a preservação. Isso mostra a importância desse investimento. Agradeço a todos os envolvidos, toda a equipe dos Centros, e falo da importância desse cuidado com um espaço tão importante para a população", destacou.

Após a assinatura, os presentes participaram de uma visita guiada pela Escola da Ciência, conhecendo de perto o rico acervo sobre a natureza, a cultura e a história de Vitória e do Espírito Santo.