Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor reúne escritores no YouTube da PMV

Publicada em

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Arte Comunicação/PMV
Dia Mundial do Livro
Programação do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor será virtual e contará com a apresentação de três renomados escritores (ampliar)
Divulgação Semc
Wanda Maria Alckmin
Wanda Maria Alckmin, poeta, educadora de arte, terapeuta holística, professora de ioga e empresária, abrirá o encontro (ampliar)

O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor é comemorado em 23 de abril. Para marcar a data, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, por meio do projeto "Viagem pela Literatura", realiza, nesta próxima sexta-feira (23), às 10 horas, a atividade "Encontro com o Escritor".

A ação virtual, que exibirá três vídeos curtos de diferentes autores, poderá ser acompanhada por meio do canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.

Autores

Wanda Maria Alckmin, poeta, educadora de arte, terapeuta holística, professora de ioga e empresária, abre o encontro mostrando seu potencial plural, apresentando um pouco das suas 17 obras literárias publicadas, como poesias, contos, histórias infantis e infantojuvenis.

Membro da Academia Espírito-Santense de Letras, a autora já recebeu vários prêmios e condecorações, como Comenda Cecília Meirelles e Comenda Elza Cunha, com o título “A poetisa que Canta o Mar”.

A segunda a se apresentar é a capixaba Marilena Vellozo Soneghet Bergman, que é membro da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Ela conta um pouco da sua vida e dos seus processos criativos em obras como “Nas asas do vento”, “Trança” e “Era uma vez um lugar... Juçará”. Ao término da sua apresentação, Marilena brindará os participantes com a mistura de música e poesia, em que ela própria toca violão para o público.

Quem encerra a programação é o escritor e professor Francisco Aurélio Ribeiro. Com mais de 50 obras publicadas, das quais 27 na área da literatura infantojuvenil, ele também integra a Academia Espírito-Santense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES).

A história da data

O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de celebrar o livro como instrumento fundamental para a educação e a comunicação.

A data também faz alusão à morte de três escritores importantes para a história da literatura mundial: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilado de la Veja, que morreram em 23 de abril de 1616.

Neste dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, lidas, discutidas e reverenciadas.

Viagem pela Literatura

O “Viagem pela Literatura” é um projeto premiado em âmbito nacional e foi criado há 27 anos. Ele tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades diversas desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias.

Entre as atividades, estão: Contação de Histórias, Encontro com Escritores, Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peças teatrais baseadas em livros), Círculos de Leitura, Sarau poético, Leitura no Parque e Praça, Oficina de Poesia, Crônica, Contação de Histórias, de Artes e Caixas-estantes (minibibliotecas).

Divulgação Semc
Marilena Vellozo Soneghet Bergman
Marilena Vellozo contará um pouco dos seus processos criativos em obras como “Nas asas do vento”, “Trança” e “Era uma vez um lugar... Juçará” (ampliar)
Divulgação Semc
Francisco Aurélio Ribeiro
Francisco Aurélio Ribeiro tem mais de 50 obras publicadas, das quais 27 na área da literatura infantojuvenil (ampliar)