Em julho de 2025 a capital zerou completamente a fila de espera por consultas oftalmológicas para estudantes da rede municipal. (ampliar)
O Dia Mundial da Visão é celebrado nesta quinta-feira (9). A data tem objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da cegueira e da deficiência visual. A campanha é um lembrete do cuidado regular que se deve ter com os olhos e alerta para que mediante alguma alteração visual, um oftalmologista deve ser procurado.
Vitória investe de forma consistente na saúde da população, impactando positivamente nas vidas de milhares de famílias. Em julho deste ano, a capital zerou completamente a fila de espera por consultas oftalmológicas para estudantes da rede municipal. No início da atual gestão, em 2021, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens aguardavam por atendimento especializado. Esse cenário foi transformado com o programa Olhar Vitória, que leva triagem visual e acompanhamento oftalmológico diretamente às escolas municipais.
De 2021 até julho de 2025, foram realizados 60.208 exames de acuidade visual, utilizando o Teste de Snellen e a observação de sinais de dificuldade na visão. Como resultado, 12.062 alunos foram encaminhados para consulta com oftalmologista e, desses, 2.936 já receberam óculos gratuitamente.
Com o convênio assinado entre a Prefeitura de Vitória e a Santa Casa de Vitória, a capital passou a ofertar mais 195 mil consultas e exames de oftalmologia por ano, disponibilizando procedimentos, inclusive aos sábados e domingos, para agilizar ainda mais o acesso da população a esses serviços.
Os atendimentos na Carreta Oftalmológica , Unidade Móvel de Saúde que esteve no Ginásio Tancredão, garantiram consultas e exames, como biomicroscopia, tonometria, potencial de acuidade visual e outros que são essenciais para avaliação da saúde dos olhos.
"É muito gratificante ver nossos esforços em melhorar a saúde da população alcançarem esses resultados. Hoje, a oferta de exames e consultas supera a demanda de pacientes. Com isso, os agendamentos são realizados em até 30 dias, em média. Esse é nosso compromisso: cuidar das pessoas", afirma a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Saúde visual
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 2 bilhões de pessoas no mundo possuem alguma deficiência visual, e aproximadamente 80% dos casos poderiam ser evitados ou até mesmo tratados. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 19% da população brasileira têm algum tipo de deficiência visual.
As principais doenças oculares, responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos no Brasil pelos oftalmologistas, segundo o Ministério da Saúde, são: cataratas; glaucoma; conjuntivite; retinopatia diabética; degeneração macular relacionada à idade; erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia).