Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia da Árvore terá chuva de sementes e guardiões ambientais mirins no Parque da Fonte Grande

Publicada em | Atualizada em

Por SEGOV/SUB-COM, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Vida terrestre

Leonardo Silveira
Parque da Fonte Grande - Aniversário de 38 anos
Guardiões ambientais mirins no Parque da Fonte Grande. (ampliar)

Nesta segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) preparou uma programação voltada à reflexão e ao desenvolvimento de ações práticas sobre a importância das árvores em alusão ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21.

O Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande receberá os Guardiões Ambientais Mirins do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, localizado no bairro Redenção, que faz parte do Maciço Central de Vitória,  com ações práticas de preservação ambiental e cuidado com as árvores, visando promover protagonismo infantil na formação  dos pequenos.

Dentre as várias vivências, haverá diálogos ambientais com educadores ambientais da Gerência de Educação Ambiental (GEA), interpretação da paisagem no Mirante da Floresta; dinâmica "O Que Dizem os Sons da Floresta?" e contação de história "O Coração da Floresta - Um Caminho de Sementes", com a participação de Rodrigo Campaneli, do Instituto Unimed.

Também haverá dispersão de sementes com auxílio do drone da Semmam, dentro do projeto "Chuvas de Sementes", a ser realizado com a equipe da Gerência de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas; roda de conversa com a equipe de brigada "Prevenção e Combate a Incêndios no Maciço Central de Vitória", sediada no Parque da Fonte Grande, expedição na floresta com trilhas percorrendo trechos do córrego Fradinhos até a sua nascente, e plantio simbólico de mudas da Mata Atlântica.

Na trilha educativa, os participantes terão contato com a nascente, a fauna e flora do lugar e os serviços ambientais que as árvores oferecem: a proteção das encostas do Maciço Central de Vitória e das nascentes, a regulação do microclima, a fertilidade e proteção dos solos, a produção de alimentos e a importância das plantas medicinais.

Espetáculo

O espetáculo da "Chuva de Sementes" será realizado com a dispersão de sementes nativas de Mata Atlântica, alcançando locais de difícil acesso e que necessitam de intervenção de recuperação da cobertura vegetal nativa.

Também cabe destacar a apresentação da equipe de brigada de combate a incêndios florestais, que realiza um importante trabalho de preservação da floresta abrigada no Maciço Central.

As ações do Dia da Árvore fazem parte do projeto "Mata Atlântica, Floresta que Ensina", desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental, por meio dos Centros de Educação Ambiental.

Mata Atlântica

O município de Vitória tem muito a comemorar, pois conserva cerca de quase 40% do seu território, que faz parte do bioma Mata Atlântica, protegido por lei, o que garante condições para que as árvores possam crescer, se desenvolver e contribuir para boa qualidade de vida de todos os seres que partilham esse ambiente.

Por meio do Interagevix, é possível acessar o projeto "Mata Atlântica Floresta que Ensina", voltado às escolas do entorno do Maciço Central de Vitória.

Serviço

Ação do Dia da Árvore
Local: Recanto da Floresta, Parque da Fonte Grande
Data: 22 de setembro de 2025, segunda-feira

Atividades:

*Diálogos Ambientais com educadores ambientais;

*Interpretação da Paisagem no Mirante;

*Dinâmica: "O Que Dizem os Sons da Floresta?"

*Contação de Histórias

*Chuvas de Sementes - Dispersão pelo Drone

*Roda de Conversa com a Brigada "Prevenção e Combate a Incêndios no Maciço Central de Vitória"

*Plantio de Mudas da Mata Atlântica;

*Expedição na Floresta: Trilhas das Nascentes do Parque