Notícias

Dengue: sábado (29) tem mutirão contra o mosquito em Maria Ortiz e Goiabeiras

Publicada em 27/04/2023, às 11h50 | Atualizada em 27/04/2023, às 12h25

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro. (ampliar)

Neste sábado (29), será a vez dos bairros Maria Ortiz e Goiabeiras receberem o mutirão de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação, que acontecerá a partir das 7h30, contará com o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e com a equipe de limpeza da Central de Serviços.

Durante a força tarefa, será realizado recolhimento de entulhos e os ACEs ficarão responsáveis por alertar a população sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito. Também ocorrerá a vistoria em reservatórios e tratamento para combater as larvas presentes em locais que acumulem água.

A população pode solicitar a visita dos agentes de endemias entrando em contato com Fala Vitória, pelo 156.

Mutirões

Durante os mutirões realizados nos bairros Grande Vitória, Inhanguetá, Universitário, Consolação, Gurigica, Penha, Itararé e São Benedito, os agentes de saúde visitaram 2.211 imóveis e trataram 807 depósitos.

Em maio, serão realizados dois mutirões. No dia 06 (sábado), em Resistência e no dia 20 (sábado), em Santo Antônio.

Divulgação / PMV
Combate ao mosquito Aedes aegypti
Drone é utilizado no combate ao mosquito Aedes aegypti. (ampliar)

Ações

A Prefeitura de Vitória utiliza a tecnologia dos drones para ajudar a identificar os pontos de acúmulo de lixo e possível foco de proliferação de insetos. Devido à epidemia de dengue no Estado, o município intensificou as ações de combate ao mosquito.

Vitória iniciou, em fevereiro, uma grande ação de combate ao mosquito nos bairros de maior incidência de casos da doença.

Além desses mutirões, o município realiza ações diariamente para combater o mosquito Aedes aegypti. Entre essas principais ações de rotina diária, estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê.

Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos, para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes.

André Sobral
Carro Fumacê
Carro Fumacê

Como reforço às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), vem utilizando os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê, e também a aplicação portátil de remédio em becos e escadarias. Para o mês de abril, houve um aumento de 30% nas horas do carro fumacê.

Para dar ainda mais celeridade nos atendimentos aos casos de dengue e também a outras enfermidades, em um ato inédito, em uma única vez, a Prefeitura de Vitória nomeou 120 médicos aprovados em concurso público.


Voltar ao topo da página