Notícias
Crianças mágicas: clube da leitura encanta estudantes em escola de Itararé
Publicada em 03/04/2023, às 11h50
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Gostar de ler livros envolve hábito e incentivo. Lendo, os estudantes desenvolvem diversas habilidades, ampliam sua visão de mundo, produzem novas ideias e potencializam sua criatividade. Pensando nisso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Ewald Junior, que fica no bairro Itararé, criou o clube de leitura "Crianças Mágicas", um espaço preparado com muito carinho para tornar a experiência de leitura mais prazerosa para os estudantes.
A proposta foi desenvolvida pela professora Viviana Quintas, envolvendo mais de 240 estudantes das turmas do 1º ao 4º ano, com o objetivo de estimular o prazer pela leitura e também promover uma troca de experiências entre as turmas, de forma que socializem suas experiências com seus livros favoritos. Segundo a professora, isso estimula muitos outros elementos e também constrói sentidos.
"A leitura não deve ser uma atividade imposta, nós como educandos precisamos propor atividades que estimulem o ato de ler por fruição, por prazer, não por obrigação. De forma geral, o que presenciamos no contexto escolar é que o hábito de leitura está cada vez mais raro ou adormecido entre nossos estudantes", explicou a educadora.
Encantamento
O novo espaço gerou encantamento, sensação de pertencimento e satisfação entre os estudantes, que receberam muito bem a novidade para o ano letivo 2023. O local tem decoração temática, almofadas e tecidos para se sentar confortavelmente. Inclusive, foi realizado um piquenique para inaugurar o clube da leitura, sendo um momento marcado por muita animação e alegria entre as turmas.
"O piquenique foi muito legal e divertido e trouxe muitas experiências pra gente. Eu aprendi muita coisa nos livros", disse a estudante Julya Correia Costa, do 4° ano.
"Eu nunca tinha participado de um piquenique. Eu amei o piquenique do clube do livro, gostei dos livros e de ler deitada na almofada, muito confortável", destacou Thaila Ribeiro do Rosário, do 1° ano.
"Eu achei muito legal. Estava tudo tão fofinho e arrumadinho. Tinham vários livros diferentes e se eu pudesse teria ficado mais tempo", pontuou Anna Lucy Bitencourt Costa, do 2°ano.
"O piquenique da leitura foi muito divertido. A professora mostrou uns livros diferentes que têm som e os personagens se mexem. Eu amei", afirmou Valentina Sailino de Oliveira, da mesma turma.
Crianças mágicas
Para materializar a proposta de criar um clube da leitura, primeiramente a educadora realizou um diagnóstico de interesse dos estudantes, conhecendo os temas literários de preferência das turmas. Depois, foi hora de escolher o nome do clube, sendo que os estudantes tiveram a liberdade de sugerir alguns nomes para votação. O nome vencedor foi "Crianças Mágicas", em referência à obra "A Criança Mágica", da autora Lilian Menegucci, que inclusive foi a primeira leitura realizada com as turmas no clube.
A obra é sobre uma criança que brinca com tudo o que pode pôr as mãos ou o pensamento, independentemente da sua forma de ser e estar no mundo. Ela tem o poder único de transformar tudo aquilo que está à sua volta no que bem entender, o que causa desdobramentos e é a tônica deste livro. Elementos como a imaginação, a fantasia, a criatividade e a curiosidade marcam a narrativa poética e visual dessa obra.
Além da leitura de livros, o local servirá para contação de histórias; leituras compartilhadas explorando variados temas literários; utilização dos tablets para acessar a biblioteca virtual da plataforma AprendeVix; leitura de obras interativas; piqueniques literários; semana literária; apresentações teatrais e muito mais!
"O clube da leitura é uma das denominações atribuídas a espaços de socialização de leitura e discussão de livros, como rodas de conversa sobre obras de literatura. No contexto de nossa escola, teremos encontros semanais dentro da disciplina de Práticas Experimentais para oportunizar aos estudantes diversas formas e maneiras de desenvolver a fruição na leitura", reforçou a professora Viviana.