O Protocolo Virtual tem adesão cada vez maior entre os munícipes da capital. Só em janeiro de 2022, registrou-se redução de 95,8 % do uso do protocolo presencial em relação a janeiro de 2021.
No ano passado, só em janeiro, foram abertos 882 processos presencialmente. Contudo, este ano, foram apenas 37.
"Os munícipes entenderam que a ferramenta protocolo virtual proporciona mais comodidade, agilidade e facilidade na abertura de processos. E isso é uma vitória tanto na área da transparência e agilidade, quanto para a área ambiental, reduzindo o gasto com papel e espaço para seu armazenamento", explicou o secretário de gestão e planejamento, Regis Mattos.
O protocolo virtual
Para abrir um protocolo virtual, basta acessar a página https://protocolo.vitoria.es.gov.br/.
Na página, há vídeos explicativos para instrução de como se cadastrar no Portal Cidadão para que possa abrir seu processo; bem como tutoriais sobre abertura, acesso e acompanhamento no sistema e resolver pendências.
É um processo transparente para que todos possam abrir de forma facilitada e acompanhar todos os processos necessários. É possível também ter acesso aos formulários de defesa prévia em caso de autuação, recurso de multa, baixa de inscrição, licença ambiental, interdição de vias públicas e outros.
O serviço de processos passou a ser on-line devido à pandemia de Covid-19, contudo a aprovação entre os munícipes demonstrou o quanto a abertura de processos virtuais é interessante, ainda mais com um sistema que funciona 24 horas.
Quem ainda possuir dúvidas, pode entrar em contato com os números e e-mails abaixo: