Coronavírus: PMV cria comitê de crise contra avanço da doença
Publicada em | Atualizada em
Por Melissa Künsch, com edição de Deyvison Longui
André Sobral
Prefeitura de Vitória adota medidas para evitar a proliferação do Covid-19
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, instituiu um comitê de crise para lidar contra um possível avanço das contaminações pelo novo coronavírus.
Participam do gabinete as secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Seme), Governo (Segov), Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) e Fazenda (Semfa), a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) e a Procuradoria Geral do Município (PGM), além de qualquer outro secretário, servidor ou colaborador externo que a Prefeitura convidar.
Entre as medidas que foram adotadas pela administração municipal, estão a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, a suspensão temporária de eventos que dependem de autorização da Prefeitura e a adoção de trabalho remoto para alguns servidores.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, explicou: "Estamos acompanhando minuto a minuto a evolução da situação no mundo, Brasil, Espírito Santo e Vitória. Há um protocolo de medidas sanitárias de acordo com cada situação. Hoje tomamos mais medidas, de acordo com os protocolos sanitários e continuaremos agindo rápido".
Educação
As aulas na rede municipal de ensino foram suspensas a partir desta terça-feira (17). Para adoção dessa medida, foram antecipadas as férias de julho, sem prejuízo para os alunos.
Comitê
O decreto que cria o comitê também traz que ficam temporariamente suspensos, no âmbito do município de Vitória, eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público Municipal.
A suspensão temporária se aplica também aos eventos realizados pelo município, tais como palestras, cursos, reuniões, seminários, audiências e outros.
Os servidores acima de 60 anos vão receber orientações e regime especial de tratamento durante esse período no que diz respeito às atividades na PMV. Além disso, será adotado o regime de escritório remoto (home office) com parte dos servidores municipais.
As secretarias deverão adotar todas as providências necessárias, em conjunto com a Subsecretaria de Tecnologia e Informação (Sub-TI), para viabilizar a redução de prestação dos serviços públicos presenciais, adotando-se o atendimento eletrônico ou telefônico.
Ficam ainda temporariamente suspensas quaisquer viagens de servidores públicos do município, exceto aquelas necessárias para a contenção da situação de emergência.