Notícias

Coronavírus: atenção especial em espaços que atendem pessoas em situação de rua

Publicada em 17/04/2020, às 09h27 | Atualizada em 17/04/2020, às 10h32

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza

Guiomedce Paixao
Arte terapia Centro pop
Pessoas em situação de rua fazem refeições e têm atenção especial nos espaços da rede municipal socioassistencial

Os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) têm dado atenção e atendimentos especiais a pessoas em situação de rua durante a pandemia do coronavírus.

Os assistidos da capital são atendidos nestes equipamentos: Centro de Referência para População de Rua (Centro-Pop), Albergue de Migrantes, Hospedagem Noturna, Abrigo e Casas Lares.

Centro-Pop

No Centro-Pop, estão suspensas as atividades coletivas. O enfoque está sendo na higienização e na organização da espera, limitando a grupos de sete pessoas por vez o acesso às cabines de banho, que são individuais.

Para evitar a aglomeração no refeitório, a equipe da cozinha entrega os alimentos em kits (para o café da manhã e para o lanche da tarde) e marmitex (almoço). O atendimento está acontecendo das 7 às 12 horas, sendo atendidas de 100 a 115 pessoas por dia, em média.

Abrigo

O Abrigo para População em Situação de Rua, no Jabour, está atendendo com sua capacidade máxima (40 pessoas) 24 horas por dia. São oferecidos café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Casa Lar

Nas Casas Lares (Ilha de Santa Maria e Jardim Camburi), são atendidas 30 pessoas. O serviço funciona 24 horas e oferece café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Albergue

O Albergue de Migrantes funciona 24 horas e presta atendimentos para 40 usuários. São oferecidos higienização, café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Hospedagem

A Hospedagem Noturna está realizando o atendimento dentro da sua capacidade (40 pessoas) e oferece higienização, jantar e café da manhã.

Acolhimentos

Todos os serviços de acolhimentos institucionais (abrigos) de crianças e adolescentes, adultos, migrantes, idosos e pessoas em situação de rua são considerados serviços emergenciais da Política de Assistência Social e funcionam 24 horas. Nenhum deles foi fechado em função da pandemia do coronavírus.

Tendas

Elizabeth Nader
Coronavírus: Tenda do Bem na Praça do Papa
Tendas do Bem disponibilizam higienização e alimentação para a população em situação de rua (ampliar)

A Prefeitura de Vitória disponibiliza a Tenda do Bem, que leva higienização e alimentação para a população em situação de rua. A medida foi tomada pelo Comitê de Gerenciamento das Políticas Sociais dos Impactos Causados pela Covid-19.

Ela fica na Praça do Papa, na Enseada do Suá, e na entrada do Parque Pedra da Cebola, em frente à Ufes. O outro ponto de atendimento é o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro-Pop), localizado no bairro Mário Cypreste. O horário de funcionamento é das 11h30 às 13h30.

As pessoas em situação de rua também são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar das secretarias municipais de Saúde (Semus), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Assistência Social (Semas).

Orientações

"Os nossos serviços, como Centro-Pop, Albergue de Migrantes, Hospedagem Noturna, Abrigo e Casas Lares, vêm atuando intensamente. Os nossos profissionais vêm orientando e conduzindo os nossos assistidos para cuidados básicos com a saúde e que eles possam compreender a necessidade de não compartilhar objetos, não fazer aglomeração e a importância da devida higienização das mãos", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.


Voltar ao topo da página