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Concurso de remoção do magistério de Vitória agora é 100% digital

Publicada em | Atualizada em

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de José Carlos Schaeffer


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Jansen Lube
Alunos em aula de pintura CMEI Rubens José Vervloet

A Prefeitura de Vitória implantou um sistema totalmente digital para o Concurso de Remoção dos cargos do magistério. A inovação reduziu o prazo de processamento do resultado final das escolhas de 30 dias, aproximadamente, para apenas 2 horas, que significa uma redução de 99,81%.

Anteriormente, o processo dependia de etapas presenciais e de uma extensa logística, exigindo deslocamento de servidores e profissionais da educação. Além disso, a fase de remanejamento no início do ano letivo era realizada manualmente pela equipe de gestão de pessoas, o que tornava o processo ainda mais demorado e suscetível a erros. Após a transformação digital, esse processamento passou a ser agendado e realizado automaticamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Pessoas, mantido pela Sub-TI.

Agora, com o uso de inteligência de negócios e tecnologia da informação, todo o processo ocorre de forma online, garantindo agilidade, precisão e transparência.

"O concurso de remoção do magistério totalmente automatizado reflete a transparência da gestão com os critérios estabelecidos no edital. Isso faz com que os servidores tenham a possibilidade de escolher novos postos de trabalho de uma maneira organizada e ágil", destacou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Danilo Oliveira de Morais, diz que a transformação digital agiliza o procedimento. "A tecnologia, quando tratada como área estratégica, permite soluções robustas que aceleram processos e valorizam o trabalho humano. Essa transformação digital torna o processo mais ágil e facilita a vida do profissional, que agora pode realizar tudo de forma online."

A digitalização do concurso também eliminou a necessidade de impressões e deslocamentos, reforçando a sustentabilidade e a modernização da gestão pública. Esse avanço representa mais uma ação estratégica do eixo de Transformação Digital.

Dados Estatísticos:

• Total de inscritos: 646
• Total de contemplados automaticamente na primeira fase: 473
• Proporção de contemplados em relação aos inscritos: 73,22%

O novo sistema é fruto de uma parceria entre a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Semfa/SubTI) e a Secretaria Municipal de Educação (Seme).