Notícias

Centro de Referência da Assistência Social de Itararé terá sede própria

Publicada em 24/01/2023, às 17h25 | Atualizada em 25/01/2023, às 13h54

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades

André Sobral
Lançamento do edital do CRAS de Itararé
André Sobral
Lançamento do edital do CRAS de Itararé

O prefeito Lorenzo Pazolini apresentou, nesta terça-feira (24), à comunidade de Itararé o projeto da nova sede própria do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do bairro, que será construída em terreno próprio do município, localizado a Rua João José de Souza.

As obras estão orçadas em R$ 3.978.876,55 com prazo de conclusão de 12 meses após assinatura da ordem de serviço. O lançamento do edital para licitar o empreendimento e a apresentação das características e imagens em 3D do da nova sede aconteceram na sala anexa ao gabinete do prefeito.

Participaram do evento lideranças comunitárias de vários bairros, vereadores, secretários municipais e servidores das secretarias de Obras e da Assistência Social - estes últimos responsáveis pelas diretrizes que nortearam a elaboração do projeto.

"Quando há sintonia entre secretarias os projetos fluem. Essa sintonia acontece entre as secretarias de Assistênncia Social e a Obras e está resultando em novos Cras em todo o município. Hoje os atendimentos são feitos em prédios alugados e inadequados A gestão do prefeito Lorenzo Pazolini está revolucionando também na área de assistência social", comemora o secretário de Obras Gustavo Perin.

Instalações

O projeto do novo prédio, com área total construída de 571,39 m², contempla a construção do Cras em dois pavimentos, além de estacionamento. A acessibilidade interna do prédio está garantida com a instalação de um elevador.

No primeiro pavimento serão instaladas a recepção, salas de atendimento, coordenação, refeitório, sanitários, depósitos, arquivo e vestiários. No segundo pavimento as salas multiuso, sala de equipe, brinquedoteca, área de serviço, sanitários, depósito e auditório com 54 lugares.

O estacionamento contará com seis vagas de veículos (sendo uma reservada para pessoas com mobilidade reduzida) e quatro vagas para bicicletas e uma área de convivência externa coberta.

As obras fazem parte do Plano Vitória, com investimentos de R$ 1 bilhão até 2024. O Plano Vitória é fruto do ajuste fiscal e financeiro realizado pela atual gestão e prevê ações em educação, saúde, infraestrutura, mobilidade, urbanização, habitação, equipamentos esportivos e culturais e tecnologia.

Ajuste fiscal

O prefeito Lorenzo Pazolini lembrou que os investimentos realizados só estão sendo possíveis graças ao ajuste fiscal implementado nos primeiros dias da gestão. "Contamos com o apoio fundamental da Câmara Municipal, que teve a coragem e a responsabilidade de aprovar medidas necessárias para a manutenção da saúde financeira do município", explicou.

O prefeito apontou qual o sonho da família brasileira? "Sair do aluguel para a casa própria. E é isso que estamos fazendo com a construção da sede do Cras de Itararé. Vamos acabar com o improviso. Vamos construir um prédio projetado para ser um equipamento público, preparado para receber também as pessoas quem têm mobilidade reduzida, em ambiente confortável, seguro e acolhedor. Estamos cuidando de quem cuida do nosso povo, melhorando as condições de trabalho dos servidores", completou o prefeito.

Entregas

Serão entregues, até 2024, os seguintes empreendimentos: os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Jucutuquara, Inhanguetá e Santo Antônio; o CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) de Jardim Camburi e os Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) de Maruípe e Bento Ferreira.

A subsecretária de Proteção Social Especial e secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, lembrou que a atual administração está equipando a rede municipal de assistência social com sedes construídas para este fim, deixando no passado os Cras instalados em casas adaptadas.

"Estamos falando de uma sede própria para um território onde há 3,5 mil famílias em extrema pobreza. Vamos ter um equipamento para os trabalhadores e para este segmento da população que mais precisa acessando seus direitos sociais básicos, com um atendimento mais acolhedor.

Representando a comunidade local, Fabrício Muqui, o Barriga, presidente do Centro Comunitário de Itararé, agradeceu ao prefeito pela obra. "É uma satisfação estar aqui nesta solenidade. Agradeço em nome de todos de Itararé pela obra", disse.

André Sobral
Lançamento do edital do CRAS de Itararé
André Sobral
Lançamento do edital do CRAS de Itararé

Voltar ao topo da página