Fundada em 1972, a Unidos de Jucutuquara optou pelo enredo "Gassho... Caminhos De Sabedoria" para a disputa de seu oitavo título nos Carnavais de Vitória. A escola será a segunda a desfilar, no sábado (3), e possui 1600 componentes, 2 tripés, além de 20 alas e 3 carros alegóricos.
O enredo vai representar o Mosteiro Zen do Morro da Vargem e a meditação como ponte para o conhecimento e a relação de respeito e cuidado com a natureza. Simplicidade e natureza, valorizadas na tradição budista, vão guiar o público por meio dos Caminhos da Sabedoria. Para a escola, "é um privilégio contar essa linda trajetória em um desfile que promete impressionar e emocionar o Sambão do Povo".
O carnavalesco da escola, Osvaldo Garcia, explica a escolha do enredo: "é uma homenagem aos 50 anos do Mosteiro Zen Budista. Vamos desvendar um pouco do que é o budismo, do que se trata a filosofia budista, como ela se entende e se expandiu aqui pro ocidente".
Sobre as expectativas, o carnavalesco diz que são apenas as melhores. "Ano passado a Escola se consagrou como vice-campeã. Mas estamos preparando um trabalho grandioso, que retoma os grandes carnavais que a escola sempre buscou ofertar para o público. Acredito que, com a garra da comunidade, a nação Jucutuquara vai botar as caras de novo na briga pelo título", afirma.