Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

CAPSi de Vitória completa 18 anos como referência em saúde mental infantojuvenil

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Thyago Oliveira
CAPSi de Vitória completa 18 anos como referência em saúde mental infantojuvenil
Celebração dos 18 anos do CAPSi.
Thyago Oliveira
Carla e seu filho Gabriel participaram da comemoração dos 18 anos do CAPSi
Carla e seu filho Gabriel participaram da comemoração dos 18 anos do CAPSi.

Uma tarde para celebrar acolhimento, autonomia, confiança e cuidado para com as crianças com muito do que elas gostam: brincadeiras, comidinhas, música e diversão. Assim foi a celebração pelos 18 anos de atendimento do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Vitória (CAPSi), completados na sexta-feira (05). A comemoração foi realizada na Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Espírito Santo, em Vitória (ASSES) e festejou o serviço que, ao longo de quase duas décadas já atendeu milhares de crianças e adolescentes.

O evento foi marcado por um show de palhaços, realizado por profissionais da Unimed Vitória. Além disso, as famílias também puderam assistir apresentações musicais feitas pelos alunos do Instituto Serenata de Favela e pelos membros da Associação Beneficente Bem Amar (ABBA).  

A programação contou ainda com brinquedos infláveis e a oferta de diversas opções de comidas, como bolo, torta, picolé, algodão doce, cachorro-quente, entre outros.  

Na ocasião, a Secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, celebrou a data e anunciou novidades para o futuro do CAPSi. "É com muita alegria que celebramos o aniversário do CAPSi de Vitória. Com entusiasmo, também queremos anunciar que o CAPSi terá uma nova sede na Ilha de Santa Maria, isso representa um passo importante para ampliar e qualificar ainda mais o atendimento que oferecemos à população. Estamos muito felizes em compartilhar esses avanços e reafirmar nosso compromisso com a saúde das nossas crianças e adolescentes."  

Dentre as mães que foram prestigiar a homenagem ao CAPSi estava a manicure Carla Rosa Guimarães, de 41 anos e moradora do bairro Gurigica, que relatou sua experiência e de seu filho Gabriel Rosa Guimarães, de 19 anos, ao conhecerem o serviço.

"Eu conheci o CAPSi quando o Gabriel tinha 7 anos e a primeira coisa que notei foi o acolhimento e o carinho de uma psicóloga por ele. Em outros lugares, as pessoas nem chegavam perto dele, tinham repulsa. O Gabriel passou a chamar a profissional de amiga, a primeira amizade que ele criou foi através de um serviço público de saúde", contou emocionada. 

 A diretora do CAPSi Vitória, Tânia Mara do Santos destacou a importância do serviço para a cidade.  "Essa data representa a força do nosso serviço, temos uma equipe comprometida com a saúde mental infantojuvenil de Vitória. Por isso, oferecemos além do tratamento, cuidado e esperança para os pacientes e suas famílias. Comemoramos a vida na perspectiva de um futuro melhor para todos", disse.

Thyago Oliveira
CAPSi de Vitória completa 18 anos como referência em saúde mental infantojuvenil
Celebração dos 18 anos do CAPSi.
Thyago Oliveira
CAPSi de Vitória completa 18 anos como referência em saúde mental infantojuvenil
Celebração dos 18 anos do CAPSi.

Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)  

O CAPSi é um serviço público municipal que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O atendimento é exclusivo para moradores da Capital, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O espaço conta com uma equipe multiprofissional preparada para oferecer cuidado integral aos pacientes, além de apoiar as famílias durante o processo de tratamento.  

Desde a inauguração, em 2007, o CAPSi de Vitória já contabiliza mais de 100 mil atendimentos e acompanhou mais de 4 mil pacientes. Apenas entre janeiro e agosto deste ano, o serviço registrou mais de 7 mil atendimentos e prestou assistência a mais de 500 crianças e adolescentes.  

Com quase duas décadas de atuação, o CAPSi de Vitória se consolidou como um serviço estratégico da Saúde Mental, promovendo acolhimento, cuidado contínuo e qualidade de vida para o público infantojuvenil.  

Encaminhamento  

O encaminhamento ao CAPSi deve ser feito, preferencialmente, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vitória. As UBS são as principais referências para realizar uma primeira avaliação do quadro apresentado pela criança e adolescente. Caso os profissionais da UBS julguem necessário, acionam os matriciadores do CAPSi para realizar a discussão do caso e, com isso, avaliam a necessidade do encaminhamento ao serviço especializado.  

Atendimentos prestados  

Os atendimentos ofertados no CAPSi são realizados por uma equipe multidisciplinar, observando o cuidado em espaços coletivos (grupos, oficinas, grupo de familiares, encontros de famílias/assembleias de usuários, etc), bem como o trabalho realizado pela equipe interna (reunião de equipe semanal) e em articulação com os outros pontos de atenção da rede de saúde (Unidade de Saúde, Casa Rosa, CAPS, etc) e das demais redes (Assistência Social, Educação, Justiça, etc).  

Um plano de tratamento é montado para cada paciente de acordo com a necessidade daquele momento. Este plano é chamado de Projeto Terapêutico Singular (PTS). Vale ressaltar que o PTS é construído articulando os atendimentos que acontecem no CAPSi e fora deste, como por exemplo, atendimentos realizados nas UBS, em projetos sociais do território, atividades esportivas e de lazer, dentre outros.  

Equipe  

A equipe do CAPSi de Vitória é multidisciplinar e composta pelos seguintes profissionais: arteterapeuta, assistentes administrativos, assistentes sociais, auxiliares de serviços gerais, diretor, enfermeiros, fonoaudiólogo, musicoterapeuta, pediatra, psicólogos, profissionais de educação física, técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional e vigilantes. 

Thyago Oliveira
CAPSi de Vitória completa 18 anos como referência em saúde mental infantojuvenil
Thyago Oliveira
CAPSi de Vitória completa 18 anos como referência em saúde mental infantojuvenil
Celebração dos 18 anos do CAPSi.