Imprensa
Capital do esporte: Bela Vista ganha Academia Popular da Pessoa Idosa
Publicada em
Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Cada vez mais os espaços públicos da capital estão sendo tomados por academias, aulas de ginástica e muito esporte. Agora é a comunidade de Bela Vista que tem motivos de sobra para buscar qualidade de vida. Os moradores receberam, na noite desta quinta-feira (30), uma Academia Popular da Pessoa idosa (APPI), instalada na praça próxima à rua José Gomes da Silva.
Os munícipes poderão se exercitar gratuitamente nos aparelhos instalados no local. A iniciativa incentiva a prática de exercícios físicos para os idosos e reforça o estímulo aos cuidados com a saúde.
"A Prefeitura passa e vai passar por todos os bairros da cidade. Tivemos que substituir as 20 academias que já existiam pois elas estavam deterioradas. Na prática, estamos trocando as 20 e instalando mais 12. Esse esforço para colocarmos a cidade de Vitória ocupada pelas famílias é grande. A segurança também está melhorando com a transformação na educação, nos esportes e outras áreas", declarou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Ar livre
As academias são voltadas para os idosos e funcionam ao ar livre. Os aparelhos são de baixo impacto e possuem o objetivo de alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura e trabalhar a capacidade aeróbica. Todos os equipamentos - caminhada, simulação de remada, alongador e outros - contribuem para melhorar a estrutura física dos idosos nas atividades do cotidiano.
Beatriz de Jesus, que mora no Alagoano e vai sempre visitar a irmã em Bela Vista, diz que é preocupada com a saúde. Ela aproveitou a entrega dos equipamentos para mandar algumas calorias embora. "Adoro malhar. Esses aparelhos estão superaprovados".


Futuro do esporte
As amigas Ster Simão e Monique estavam na inauguração e contaram a paixão pelo esporte. Alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloisa Abreu Júdice de Mattos, elas são jogadoras do time de futebol feminino da escola e contam que também praticam esporte sempre que podem, como vôlei e ginástica artística.
Mudança
Geruza Veiga vai à igreja do bairro todos os dias e diz que percebeu a mudança em toda a região. "Nós estamos vendo a transformação em todos os espaços e nas crianças que estão mais dedicadas e educadas. Estamos satisfeitos com o desenvolvimento da família", disse.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, reforçou que essas áreas vão crescer cada vez mais na capital. "O esporte e o lazer em Vitória hoje mobilizam mais de 10 mil pessoas por semana, através dos projetos que estamos implantando na cidade. Esta é a 32ª academia da capital. Façam bom uso dela".

