Notícias

Café com Prosa reúne famílias de estudantes com deficiência e pedagoga da rede

Publicada em 23/09/2022, às 17h50 | Atualizada em 23/09/2022, às 17h52

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Emef Suzete Cuendet - Setembro Verde
Café com prosa na Emef Suzete Cuendet. (ampliar)
Foto Divulgação
Emef Suzete Cuendet - Setembro Verde
Café com prosa na Emef Suzete Cuendet. (ampliar)

Uma tarde de afetos, partilha e acolhimento na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, em Maruípe. O auditório da unidade de ensino recebeu familiares e responsáveis por estudantes atendidos pela Educação Especial na rede municipal de Vitória para um bate-papo com a pedagoga Guida Mesquita.

Além da roda de conversa, apresentação musical e muito carinho compartilhado marcaram o momento. As famílias se sentiram acolhidas na unidade de ensino e ao compartilhar histórias, vivências e experiências com uma profissional da rede que também é uma pessoa com deficiência.

"A reunião foi bem proveitosa, muito importante, espero que tenha mais momentos como esse", avaliou Luiz Eduardo de Melo, pai do estudante Davi Luís da Silva Melo.

Para Mariana Ribeiro, mãe de estudante João Ribeiro Pinotti, a oportunidade de conhecer e conversa com a pedagoga Guida Mesquita foi marcante.

"Esse evento com a Guida foi muito importante pra gente, para vermos que mesmo as pessoas que têm deficiência são capazes de fazer, desde que a gente consiga dar a oportunidade, tratar de forma igual, sem diferenciação, sem o preconceito. Quando a gente dá a oportunidade para o deficiente desenvolver suas capacidades, eles conseguem atingir seus objetivos. Esse evento foi muito, muito bom!", afirmou.

Profissional da rede municipal de ensino e atuando no Centro Municipal de Educação Infantil Ocarlina Nunes Andrade, a pedagoga Guida destacou a troca com as famílias, podendo contar um pouco de sua história de vida.

"Esse momento, pra mim, foi muito gratificante por poder contribuir com as mães, profissionais, a família. Contribuir com a minha experiência de vida, a minha experiência profissional, falar um pouquinho de uma pessoa com deficiência física e como eu consegui superar todas as barreiras que a vida e a sociedade impõem. Eu consegui vencer, cursar Pedagogia, ser pedagoga, ser profissional da Educação Infantil, e como eu estudei, uma pessoa com deficiência. Foi um momento muito gratificante, estou muito feliz por ter sido convidada pelos profissionais da Emef Suzete Cuendet", ressaltou.

Setembro Verde

A atividade faz parte da programação "Setembro Verde", desenvolvida na escola para marcar o mês marcado pelo Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (21), o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23), e o Dia Nacional dos Surdos (26).

Na semana que vem, tem gincana! Na segunda-feira (26), os estudantes do 1º ao 5º ano participam da gincana inclusiva na quadra da escola. Na terça (27), é a vez das turmas do 6º ao 9º ano. No dia 28, será realizado o encontro de estudantes surdos matriculados na rede municipal de ensino de Vitória, com gincana de cores, peça teatral e palestra.

No dia 29, serão feitas apresentações diversas para as turmas dos anos iniciais. No dia 30, encerrando as atividades, tem apresentações culturais realizadas pelas turmas dos anos iniciais da unidade de ensino, até com show de talentos!


Voltar ao topo da página