Entrega de Bônus Moradia para Aparecida de Oliveira, no Morro do Romão. (ampliar)
Duas famílias de Vitória tiveram suas vidas transformadas nesta quinta-feira (29), ao receberem as chaves de suas novas casas. A conquista foi possível graças ao projeto Bônus Moradia, que integra o programa Casa Feliz e Segura, uma iniciativa da Prefeitura de Vitória que já beneficiou 253 famílias na capital.
A primeira contemplada foi Aparecida de Oliveira, que, ao lado do esposo Ivair Rosa, viveu por 40 anos em um imóvel precário de madeira na escadaria João Rufino, no bairro Romão. A Defesa Civil interditou a residência após constatar risco geológico alto (R4), agravado por um deslizamento de solo ocorrido em novembro daquele ano.
Em 2024, o casal assinou o termo de adesão ao programa e passou a ser acompanhado pela equipe técnica da política habitacional. A nova casa foi localizada no próprio Romão, garantindo que a família continue no bairro, mas agora em condições seguras e dignas.
"Foram dois anos aguardando por esse momento. Receber as chaves hoje é a certeza de que tem quem olhe e cuide de nós. Minhas coisas já estão organizadas, prontas para ocupar cada espaço dessa casa", disse, Aparecida emocionada
A segunda beneficiada foi Aparecida do Amaral, trabalhadora rural e mãe de sete filhos. Ela morou por 17 anos em São Benedito, em um imóvel situado em Área de Interesse Ambiental (AIA) e com graves problemas estruturais, como rachaduras, ausência de colunas, telhado inadequado e até a inexistência de banheiro.
Após a assinatura do Termo de Opção em 2013 e, mais recentemente, do Termo de Adesão em janeiro de 2025, a beneficiada, que mora com a filha e três netos, vai se mudar para Cachoeiro de Itapemirim, cidade escolhida pela própria família. O programa Bônus Moradia permite que o munícipe escolha o imóvel em qualquer município do Espírito Santo, e a decisão de Aparecida possibilitará que ela viva próxima de uma de suas filhas.
Leonardo Duarte
Munícipe Aparecida Lima do Amaral recebe chave da casa nova, localizada em Cachoeiro Itapemirim.
Durante o período de espera, a família viveu em diferentes locais, perdendo parte de seus eletrodomésticos. Para auxiliar nessa nova etapa, a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) entregou um kit com televisão, geladeira e fogão, benefício estendido também à primeira família contemplada.
Emocionada, Aparecida do Amaral relembrou sua trajetória. "Eu criei meus filhos com muita luta. Já moramos embaixo de lona e, muitas vezes, para comer eu precisava me virar com o pouco que tinha. Passamos por diversos lugares, mas nenhum nos oferecia segurança ou conforto. Cheguei a perder a esperança, tentei formas de amenizar minha dor e fugir da realidade, eu cheguei ao fundo do poço. Foi então que essa gestão segurou minhas mãos e me tirou de lá. Fui escutada, acolhida por essa equipe e, hoje, a palavra que define meu sentimento é gratidão", disse Aparecida do Amaral.
A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, do subsecretário de Habitação, Tiago Benezoli, e de representantes da sociedade civil.
"O programa Casa Feliz e Segura é o maior programa habitacional da história do Espírito Santo. Hoje estamos realizando sonhos, o da casa própria, da segurança habitacional e do conforto. Tenho certeza de que essas famílias, a partir de agora, terão um futuro garantido e uma nova história com a casa própria", disse Pazolini.
"O programa Bônus Moradia tem uma função social muito importante. É muito mais do que entregar uma casa. É dar oportunidade para as famílias continuarem escrevendo suas histórias. E o compromisso dessa gestão é garantir condições mais dignas para todas as famílias cadastradas, por meio da moradia", disse Tiago Benezoli, subsecretário de habitação.