Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim celebra 84 anos com uma viagem pela literatura e cultura

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Programação começa na próxima segunda (28).

Entre páginas e histórias, contos e versos, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim apaga 84 velinhas em uma celebração que é um verdadeiro convite à imaginação e ao conhecimento. A partir da próxima segunda-feira (28), o espaço se transformará em um palco vivo de encontros, descobertas e homenagens à literatura e à cultura.

O espaço tão querido, localizado no coração do Centro Histórico da capital, abrirá suas portas, até  próxima sexta-feira (1°) para encontros literários, lançamentos de livros, contações de histórias e saraus, reafirmando seu papel fundamental na difusão do conhecimento e no incentivo à leitura para todas as idades.

"É com muita alegria que convidamos toda a população para celebrar conosco esses 84 anos da Biblioteca. As atividades são abertas e gratuitas, pensadas para todas as idades e gostos. A Biblioteca é um espaço que nos convida a mergulhar num universo fascinante, onde cada livro é uma porta para novas descobertas e cada história se transforma em uma ponte que conecta o passado ao futuro. Venham viver essa experiência conosco e fortalecer ainda mais a nossa cultura e o amor pela leitura", convida o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

"Celebrar a Biblioteca é uma grande alegria! Esse local é muito mais que um espaço de livros: é um lugar de formação, socialização e integração, que há 84 anos vem disseminando conhecimento e incentivando o amor pela leitura por meio de diversas linguagens literárias e artísticas", completa a bibliotecária responsável, Elizete Caser.

Programação

Nessa semana de festa, os visitantes poderão participar de uma Banca de Troca de Livros que acontece de 28 de julho a 1º de agosto, oferecendo a chance de renovar suas estantes com novos mundos e histórias.

Na segunda-feira, um encontro com o escritor Francisco Aurélio Ribeiro trará reflexões sobre o realismo fantástico na obra de Adelpho Poli Monjardim, enquanto o lançamento do livro "2100 - o reinício", do escritor Luciano Máximo, promete provocar reflexões sobre o futuro. Ainda na segunda, o Clube da Leitura promove uma leitura compartilhada de "Angústia", de Graciliano Ramos, num momento de partilha literária.

Na terça-feira, o encanto continua com as contações de histórias do talentoso Rodrigo Campaneli, que promete envolver crianças e adultos em narrativas que despertam a imaginação.

Já na quarta, uma noite especial marca o lançamento de livros, revistas e folhetins literários, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Academia Espírito-santense de Letras. Obras que celebram a rica cultura local serão apresentadas, ao som do Grupo Viola de Arco da Fafi, tornando a festa ainda mais emocionante.

No penúltimo dia de comemorações na quinta-feira, a Oficina de Contação de Histórias "Contar e Visualizar: Transpondo as Imagens para o Corpo e a Palavra", com Simone Grande, oferecerá uma experiência artística e sensorial, enquanto o Sarau "Bernadette Lyra e Marilena Soneghet em Prosa e Verso" homenageará duas grandes escritoras, com a participação do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, em uma noite que celebra a palavra em sua forma mais pura e inspiradora.

Na sexta-feira (1º) a programação encerra com o último dia da Banca Troca de Livros das 8h30 às 16h30.

História

Fundada em 29 de julho de 1941, a Biblioteca nasceu como Biblio-Pinacoteca Municipal, dividida em Biblioteca e Pinacoteca, uma iniciativa do então prefeito Américo Poli Monjardim. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, abriu ao público na Avenida Capixaba, com um acervo de aproximadamente 2 mil exemplares.

Ao longo dos anos, mudou-se para diferentes endereços até encontrar sua casa definitiva: o charmoso Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta.

A Biblioteca funcionou em vários espaços do Centro de Vitória e também na Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na Avenida Vitória, até 1992. Em abril do mesmo ano, passou a funcionar na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI).

Em 2015, funcionou na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), à época localizada no Centro Histórico.

Desde 24 de junho de 2016, está no Casarão Cerqueira Lima, localizado na Cidade Alta.

Possui um acervo diversificado com cerca de 23 mil volumes, incluindo obras em Braille.

Desenvolve vários projetos, dentre eles o "Viagem pela Literatura" que vem promovendo o incentivo à prática da leitura a mais de 30 anos no município de Vitória, com atividades desenvolvidas por escritores, atores e contadores de histórias, na Biblioteca e espaços diversos.

Anote os dias e horários:

Banca Troca de Livros - 28 de julho à 1º de agosto (segunda a sexta-feira), das 8h30 às 16h30.

Dia 28 (segunda-feira)

15h00 - Encontro com o escritor Francisco Aurelio Ribeiro.
"O realismo fantástico na obra de Adelpho Poli Monjardim" (Projeto Viagem pela Literatura).

18h00 - Lançamento do Livro "2100 - o reinício" do escritor Luciano Máximo.

19h00 - Clube da Leitura (Projeto Viagem pela Literatura)
Leitura compartilhada: "Angústia" do escritor Graciliano Ramos.

Dia 29 (terça-feira)

9h00 - Contação de Histórias com Rodrigo Campaneli (Projeto Viagem pela Literatura).

Dia 30 (quarta-feira)

18h30 - Lançamento de livros, revista e folha literária - parceria da Semc com a Academia Espírito-santense de Letras.

Abertura com o Grupo Viola de Arco da FAFI.

- Coleção Escritos de Vitória "Causos da ilha";

- Coleção Roberto Almada "O aristocrata das letras: Adelpho Poli Monjardim";

- Coleção José Costa "A vida em sonho", de Saul de Navarro;

- "História da província do Espírito Santo", de Misael Ferreira Pena;

- "Vento sul": crônicas selecionadas de Carmélia Maria de Souza;

- E revista comemorativa dos 103 anos da Academia Espírito Santense de Letras.

Dia 31 (quinta-feira)

13h00 às 17h00 - Oficina de Contação de Histórias: "Contar e Visualizar: transpondo as imagens para o corpo e a palavra", com Simone Grande (Projeto Viagem Pela Literatura).

19h00 - Sarau "Bernadette Lyra e Marilena Soneghet em Prosa e Verso" (Projeto Viagem pela Literatura).
Homenagem as escritoras, com o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira.

Todas as atividades serão realizadas na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Casarão Cerqueira Lima, que fica na Rua Muniz Freire, 23 - Centro Histórico de Vitória, Cidade Alta.