Taxista Jayme Vieira da Costa foi à Setran realizar a sua atualização cadastral
Para garantir qualidade e segurança às pessoas que usam táxis em Vitória, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) está realizando a atualização cadastral dos atuais condutores, permissionários e defensores de táxis da capital. O prazo termina nesta quinta-feira (28).
As datas para os condutores apresentarem a documentação à Coordenadoria de Vistoria e Fiscalização de Táxi foram determinados pela numeração dos veículos. Veja o cronograma.
Após a verificação dos documentos dos motoristas, a Setran dará início, no dia 9 de setembro, à vistoria dos carros, também seguindo a ordem da numeração dos veículos. Veja o cronograma.
Jayme Vieira da Costa, que trabalha como taxista há 12 anos, sendo cinco deles em Vitória, ressalta a importância das atualizações e vistorias feitas pela Setran. "É uma forma de valorizar o taxista que anda com a sua documentação em dia. Quando a pessoa entra no táxi e vê o motorista uniformizado, com o Cartão do Condutor, o selo de autorização para trabalhar, fica mais tranquila. Dessa forma, toda a nossa categoria ganha mais credibilidade", afirmou Jayme.
Documentação
Segundo a gerente de Vistoria e Fiscalização de Transportes, Adriana Sossai Zaganelli, a receptividade dos taxistas tem sido muito boa para a atualização do cadastro, porém alguns têm entregado a documentação errada. "Estamos entrando em contato com os taxistas que não entregaram a documentação correta para retornar à Setran a fim de resolver essas pendências".
Adriana acrescentou que o Cartão do Condutor 2014 será entregue na vistoria do veículo, mas apenas se o motorista estiver com a sua documentação totalmente em ordem.
"Nosso principal objetivo é garantir à população qualidade e segurança dos serviços de táxis em Vitória. Dessa forma, podemos verificar a documentação dos condutores, as condições dos itens de segurança do veículo, além de conhecer melhor nossos motoristas", explicou o subsecretário de Transportes, José Eduardo Oliveira.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Vistoria e Fiscalização de Táxi da Setran, no telefone 3382-6470.
Tarifas
A partir da próxima segunda-feira (1º), entra em vigor o reajuste de 8,5% nas tarifas do serviço de táxi na capital, conforme o decreto nº 16.086. O reajuste não vai incidir sobre o valor da hora parada e sobre a taxa de bagageiro (esses valores permanecerão como os de 2011). "O valor da tarifa de táxi em Vitória é o menor da Grande Vitória. Mesmo assim, oferecemos um serviço de qualidade aos passageiros, que é garantido pelos procedimentos adotados pela administração municipal na gestão dele", explicou José Eduardo.