O som dos tambores tomou conta do "quintal do GAR", espaço verde de convivência do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Gilda de Athayde Ramos, no bairro São Pedro, na tarde desta quinta-feira (18). A unidade escolar realizou a atividade "Congo: saberes que brotam no quintal", que reuniu as crianças em uma apresentação especial ao lado da banda de congo Amores da Lua, do bairro Santa Martha.
A atividade foi organizada pelas professoras Rayana Valadares e Clélia Pinheiro, responsáveis pelos grupos 5C e 5D, e contou com a participação das crianças vestidas a caráter, que dançaram e cantaram ao som do congo, encantando as famílias que também puderam acompanhar o momento de celebração cultural. A tarde foi marcada pela alegria, pelo fortalecimento da identidade capixaba e pela integração entre escola e comunidade.
A professora Rayana falou sobre a realização do trabalho no Cmei. "A banda de congo faz parte da nossa cultura e das nossas vivências. É muito importante apresentar isso para as nossas crianças. A cultura capixaba está sendo estudada e apresentada para elas", contou.
A iniciativa reforça o compromisso do Cmei em colocar as crianças como protagonistas de suas experiências, ampliando repertórios culturais desde a primeira infância e valorizando a cultura popular do Espírito Santo.
A diretora do Cmei, Darsônia Souza, ressaltou o papel da equipe pedagógica na realização da atividade. "Nosso compromisso é oferecer experiências significativas, que aproximem as crianças da cultura do nosso Estado e despertem nelas o prazer em aprender. Essa atividade é fruto do empenho da nossa equipe pedagógica em proporcionar momentos que fortalecem a identidade cultural e a valorização das tradições capixabas", completou.