Notícias

Árvore dos sonhos: estudantes do 2º ano traçam metas e planejam futuro

Publicada em 20/09/2022, às 12h35 | Atualizada em 20/09/2022, às 12h37

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Emef Professor Vercenilio da Silva Pascoal
Projeto "Árvore dos sonhos desenvolvido com estudantes da Emef Professor Vercenílio da Silva Pascoal. (ampliar)

Sonhar, traçar metas, estabelecer objetivos, planejar o futuro. Esses são os objetivos do projeto "Árvore dos sonhos", desenvolvido na disciplina Projeto de Vida, com as turmas do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'Arc.

Inicialmente em sala de aula, por meio de rodas de conversa e escuta ativa com o tema "O que vou ser quando crescer", a professora Ana Lucia buscou conhecer e compreender os sonhos, expectativas e objetivos de cada um dos estudantes.

Após o bate-papo e troca de experiências com as turmas, foi hora de construir a árvore dos sonhos. Uma foto de cada um dos estudantes se tornou os "frutos" da árvore, que está situada em um painel no pátio da unidade de ensino. Abaixo da foto, foi colocado o nome deles e o que desejam seguir como carreira no futuro.

As turmas participaram ativamente de todo o processo e ficaram orgulhosos com o resultado. A estudante Pérola Vitória contou que quer ser veterinária. "Eu quero ser veterinária porque achei um gatinho na rua e o nome dele é Xodó e eu cuido dele. O que eu mais gostei foi de pintar a maçã e escrever o nome da profissão", disse.

Foto Divulgação
Emef Professor Vercenilio da Silva Pascoal
Projeto "Árvore dos sonhos desenvolvido com estudantes da Emef Professor Vercenílio da Silva Pascoal. (ampliar)

Já a estudante Ana Clara Santana planeja seguir a carreira profissional como médica no futuro. "Eu escolhi ser médica porque eu gosto muito de ajudar as pessoas. Gosto de ajudar os outros sempre que posso. Eu adorei a árvore e todo o projeto", explicou.

Sonhos e futuro

A professora Ana Lucia, que comandou o projeto com a turma, falou sobre a motivação para criar a atividade e sobre os resultados alcançados.

"Conversando com as crianças sobre sentimentos, sonhos, desejos para os futuros, eles foram colocando suas vontades, o que pensam. Foi uma abordagem interessante porque é uma forma de incentivá-los a estudar, a imaginar e se colocar em uma perspectiva de futuro", disse.


Voltar ao topo da página