Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Aniversário do SOE: há 35 anos política pública de Vitória inspira o Brasil

Publicada em | Atualizada em

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Marcos Salles
Seminário 35 anos do SOE
Seminário 35 anos do SOE.

O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) completou 35 anos de atuação em Vitória, consolidando-se como uma das principais políticas públicas voltadas à promoção da atividade física, da saúde e da qualidade de vida da população. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) realizou, nesta sexta-feira (12), no auditório da PMV, um seminário que reuniu usuários, profissionais e gestores em um momento de celebração e qualificação técnica.

Reconhecido como iniciativa pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS), o SOE tem trajetória marcada pela inovação e pelo compromisso com o cuidado integral. Além da comemoração, o seminário teve caráter formativo, com foco na importância da atividade física como parte essencial das ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Para a secretária municipal de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, a trajetória do SOE reflete o compromisso da gestão com políticas públicas que transformam a vida das pessoas. "Celebrar 35 anos do SOE é reconhecer uma história construída com base no cuidado, na prevenção e na promoção da saúde. O programa mostra, na prática, como a atividade física, integrada à Atenção Primária, fortalece o SUS e contribui para mais qualidade de vida nos territórios", afirmou.

Por três décadas e meia, o SOE tem sido um pilar fundamental na promoção da saúde e do bem-estar, incentivando a prática regular de exercícios e contribuindo para uma vida mais saudável e ativa para todos. Hoje, contamos com 15 módulos distribuídos pela cidade, e, até o final desta gestão, avançaremos para 20 unidades, ampliando o acesso e levando cuidado a todos os cantos de Vitória", destacou.

A programação contou com palestrantes do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (DEPROS/MS), do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Além de apresentações culturais, homenagens aos profissionais do SOE e rodas de conversa interativas.

O secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi, reforçou a a relevância histórica do programa. "Não conseguimos imaginar Vitória sem o SOE. O serviço já faz parte da vida e do cotidiano de muitas pessoas. Quando uma política pública se integra ao dia a dia da população, ela cria laços, fortalece vínculos e transforma-se em um espaço de convivência, socialização e promoção da saúde, muito além da atividade física. Essa trajetória nos traz a responsabilidade de aperfeiçoar continuamente o projeto, buscando sempre novas formas de inovar e melhorar", disse.

Marcos Salles
Seminário 35 anos do SOE
Seminário 35 anos do SOE.

O presidente do 22º Conselho Regional de Educação Física do Espírito Santo (CREF22/ES), Ibsen Pettersen, destacou o SOE como uma referência nacional e exaltou o papel dos profissionais de educação física nessa trajetória. Segundo ele, o SOE não apenas formou uma história, mas construiu uma referência nacional, visto que há municípios no Brasil que ainda sonham em ter o que Vitória já consolidou: um programa estruturado, contínuo e profissionalizado de promoção da atividade física do SUS.

"A verdade é que a política pública do futuro já está acontecendo aqui na cidade de Vitória, como o eixo central da saúde e nos profissionais de educação física. Vocês, profissionais de educação física deste país, de forma especial da cidade de Vitória, abriram um caminho e cabe a nós, hoje, fortalecer, apoiar, qualificar e ampliar o alcance da educação física naquilo que realmente importa, a vida das pessoas. Que os próximos 35 anos do SOE sejam ainda mais potentes, com mais presença, mais profissionais, mais integração com o SUS e mais saúde para a Vitória!", afirmou, Pettersen.

O coordenador técnico do SOE, Leonardo Vieira, ressaltou a importância do momento vivido pelo serviço. "Esse seminário representou um marco na história do SOE. Foi um momento de troca, aprendizado e valorização de todos que constroem o programa diariamente -- usuários, profissionais e gestores", afirmou.

Serviço de Orientação ao Exercício (SOE)

Implantado em janeiro de 1990, o SOE é um programa de promoção da saúde da Atenção Primária à Saúde da Semus, com ênfase nas práticas corporais e atividades físicas. Em 2023, o serviço foi redefinido pela Portaria Semus nº 078, alinhando seus objetivos, princípios e diretrizes às políticas atuais do SUS. Sua experiência bem-sucedida inspirou, inclusive, a criação do Programa Academia da Saúde pelo Ministério da Saúde, em 2011.

O programa tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde, a prevenção e a atenção às Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DANT), estimulando o aumento dos níveis de atividade física, a adoção de modos de vida saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população.

Atualmente, o SOE conta com módulos distribuídos pela orla, praças, parques e outros espaços públicos da cidade, funcionando nos turnos da manhã (das 6h às 10h) e da noite (das 17h às 21h), com acompanhamento de profissionais de Educação Física.

Marcos Salles
Seminário 35 anos do SOE
Seminário 35 anos do SOE.

As ações incluem práticas corporais e atividades físicas coletivas, avaliação física, orientação ao exercício, práticas integrativas e complementares, além de atividades de educação em saúde, desenvolvidas de forma integrada às equipes das Unidades Básicas de Saúde de referência, de acordo com o perfil epidemiológico e as necessidades de cada território.

Avanços

Entre 2023 e 2025, o SOE avançou de forma significativa. O indicador de oferta de atividade física passou a integrar dois ciclos do PROVIX, resultando em um aumento de 65% nas ações coletivas de atividade física realizadas na Atenção Primária à Saúde.

Outro destaque foi a criação da Câmara Técnica Intersetorial de Atividade Física, fortalecendo o planejamento integrado entre as secretarias municipais de Saúde, Esporte, Educação e Assistência Social. Além disso, foram definidos critérios técnicos para a implantação de novos módulos, priorizando territórios com base em indicadores sociodemográficos, epidemiológicos, ambientais e nas demandas comunitárias.

O serviço passou ainda a contar com indicadores sistemáticos de monitoramento e avaliação, como cobertura por profissionais de Educação Física, número de participantes, oferta de atividades coletivas e nível de satisfação dos usuários. Em novembro de 2025, os módulos do SOE foram informatizados, qualificando os registros e o atendimento à população.

No mesmo período, a estrutura física do programa foi ampliada com a entrega do Módulo da Ilha de Monte Belo, além da previsão de novas unidades em Barreiros, Bairro do Quadro, Consolação, Jardim Camburi/Atlântica Ville e na região da Beira-Mar. Para fortalecer as ações, também foram adquiridos materiais e equipamentos, como sistemas de sonorização, uniformes e itens esportivos, totalizando R$ 376.427,71 em investimentos.