Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Amamentação e cuidados com o bebê: Vitória tem ações de assistência a gestantes

Publicada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
UBS de Fonte Grande promove ações de educação em saúde para gestantes do território
Ação de educação em saúde para gestantes na UBS Fonte Grande.

O período do Agosto Dourado pode ter passado, mas as ações voltadas à conscientização e ao incentivo à amamentação continuam na capital. Na manhã desta quinta (18) e sexta-feira (19), foram realizados Encontros de Gestantes e Puérperas nos auditórios das Unidades de Saúde da Praia do Suá e de Fonte Grande, respectivamente.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Fonte Grande, o encontro foi conduzido pela médica Letícia Rosa e pela enfermeira Shirley Oliveira, que abordaram temas relacionados à saúde do bebê, como a importância de manter a vacinação em dia e também uma boa rotina de sono. Durante a palestra, as profissionais orientaram sobre a criação de uma rotina de descanso adequada e reforçaram a necessidade de manter a caderneta de vacinação atualizada, destacando a importância desses cuidados para o desenvolvimento saudável da criança.

Já na UBS da Praia do Suá, 18 gestantes participaram do Encontro promovido pela médica Thaís Cohen e pela enfermeira Flávia Lima. Na ocasião, a fonoaudióloga Aline Pignaton e o educador físico Erivelton Cassol também conversaram com as gestantes sobre cuidados necessários para manter a saúde durante a gestação. 

Além disso, nas duas Unidades foram entregues kits "Sou Ilha", cujo objetivo é incentivar a realização do pré-natal e os cuidados de saúde materno-infantil, garantindo que gestantes residentes em Vitória realizem consultas médicas e odontológicas, mantenham a vacinação em dia e recebam suporte com kits contendo itens essenciais para o bebê como itens de higiene, de vestuário, como manta, toalha de banho infantil, meia e bolsa.

"O grupo de gestante é um espaço de educação em saúde ofertado na UBS, com o objetivo de sanar dúvidas sobre o pré-natal, parto, puerpério e cuidados com o recém nascido, amamentação e outros temas. Também é um espaço de trocas de experiências entre as gestantes e profissionais de saúde que abordam a cada mês um tema diferente, voltado à promoção de uma gravidez saudável, ofertando também apoio emocional, e contribuindo para o fortalecendo do vínculo entre a família e a equipe de saúde", explicou o diretor da UBS da Praia do Suá, Rogério Esperandio. 

Foto Divulgação
UBS da Praia do Suá promove ações de educação em saúde para gestantes do território
Ação de educação em saúde para gestantes na UBS Praia do Suá.

Santa Madalena Govea, de 35 anos e moradora da região do Centro, participou da palestra  na UBS de Fonte Grande e destacou a importância destes encontros em sua vida. "A palestra foi maravilhosa, gostei muito de participar. Entender cada vez mais sobre a importância da vacina e da rotina de sono do meu bebê é muito enriquecedor."

"A realização de ações voltadas para a saúde da gestante e da puérpera é de grande importância, pois fortalece o cuidado integral nesse período de tantas mudanças físicas e emocionais. Hoje, contamos com a participação de médico e enfermeiro, que enriqueceram nossos conhecimentos sobre vacinas e rotina do sono, trazendo orientações essenciais para uma maternidade mais segura e confiante", apontou a diretora da UBS Fonte Grande, Marcela Lozer.