Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Alerta para deslizamento em áreas de risco de Vitória

Publicada em

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Deslizamento de terra na escadaria Ilma de Deus, no Forte São João
Defesa Civil alerta para a possibilidade de deslizamento de terra em áreas de risco

A Defesa Civil de Vitória alerta para o risco de deslizamento em encostas e áreas de risco da capital. O aviso para 25 áreas da cidade acontece por conta do intenso volume de chuva nas últimas 48 horas, que foi de 178 milímetros.

"Por causa da chuva desta segunda-feira (16), o solo já se encontra encharcado e saturado e, com isso, há possibilidade de movimentação de terra", explicou o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.

As áreas mapeadas pelo Plano Municipal de Redução de Riscos (MPRR) podem ser encontradas no aplicativo Vitória Online, que emite o alerta aos munícipes sobre a situação geológica dessas localidades.

A Defesa Civil aconselha aos moradores de áreas de encosta que fiquem atentos a qualquer movimentação do solo e de rolamento de blocos. Nesses casos, a recomendação do órgão é sair do imóvel e entrar em contato com o telefone de plantão 24 horas: 98818-4432. Os chamados também podem ser feitos pelo Fala Vitória 156.

"Assim que a Defesa Civil é acionada, nós enviamos técnicos ao local para avaliar a situação e orientar os moradores", explicou o coordenador.

Ocorrências

O temporal que atingiu a capital na segunda-feira (16) gerou 36 chamados de ocorrências na capital, sendo 18 de natureza geológica e 18 por motivos estruturais. Foram registrados deslizamentos de terra em Forte São João, Santa Cecília, Gurigica, Consolação, Bonfim, São Benedito e Fradinhos.

Houve rolamento de blocos em Resistência, Cruzamento e São Benedito. Em bairros como Piedade, Gurigica, Estrelinha, Centro e Horto, foram registradas quedas de muros de imóveis. Foram interditados três imóveis, sendo dois em Forte São João e um em Estrelinha. Há duas famílias desalojadas no Forte São João.