Imprensa
Agosto Dourado: Saúde de Vitória promove Seminário sobre o tema
Publicada em | Atualizada em
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Profissionais de diversas áreas como Saúde, Educação e Assistência Social, lotaram o auditório da Prefeitura de Vitória na manhã desta sexta-feira (29), para debater ideias que possam fortalecer a promoção do aleitamento materno.
O evento contou com palestras sobre os benefícios da amamentação para a saúde das crianças, ministradas pela médica referência em saúde da Criança de Vitória, Aline Muzi de Castro; pela professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Calorina Perim de Faria; e com a enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), Mônica Barros de Pontes.
O Seminário abordou as políticas municipais voltadas à promoção e ao incentivo para o aleitamento materno com a assistente social da Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Roseane Pimentel Fernandes, com a Coordenadora de alimentação e nutrição escolar da Secretaria Municipal de Educação (Seme) Mariana Zouain e com a nutricionista da Semus, Verônica Barbosa.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou o empenho dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em levar à população serviços de qualidade. "De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, Vitória avançou em todos os indicadores de Saúde em relação ao ano anterior: no número de pessoas imunizadas, em atendimentos de pré-natal, em cobertura de atenção primária e, uma marca histórica no indicador de Mortalidade Materna com nenhuma morte entre mulheres grávidas. Esses números são o resultado do esforço, do trabalho, das atividades que vocês profissionais da Semus fizeram para mudar essa realidade. Parabéns a atenção primária deste município", apontou.
O evento contou também com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav), Luciene Marques Ottaiano, que falou sobre a importância do seminário . "É realmente muito bom ver tantas pessoas envolvidas em um tema que é mais do que alimento, é também proteção e vínculo para uma vida inteira", disse.

Sete gestantes e uma mãe com bebê recém-nascido, atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Grande Vitória, foram homenageadas e receberam suas fotos do Agosto Dourado, entregues pelo diretor da unidade, Jonacy Martins.
Dentre elas estava a Júlia Oliveira, 24 anos, grávida de dois meses, que espera ansiosa para ter seu primeiro bebê. "É muito acolhedor conhecer outras mães, especialmente para mim que tenho uma gravidez de alto risco, e saber que há outras pessoas que também passam por situações semelhantes à minha. Sonho em ter um filho desde os meus 12 anos, então viver esse momento está sendo um sonho", contou.
Já Kézia Ribeiro, uma das homenageadas, foi ao evento com sua filha, Lízie Victória, de 1 mês de idade. Ela contou que não conseguiu amamentar sua primeira filha, com dois anos, mas que com o apoio de profissionais de saúde, vem conseguindo amamentar Lízie. "No começo eu estava desanimada, porque eu pensei que não ia conseguir amamentar, como na primeira gestação. Mas não posso desistir de amamentar minha filha. Então está sendo completamente diferente, estou conseguindo amamentar e está valendo muito a pena", declarou.
Experiências
Profissionais da Prefeitura de Vitória apresentaram diversas experiências exitosas demonstrando como o aleitamento materno trouxe resultados assertivos. A diretora da Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras, Cláudia Acerbi, apresentou inúmeros dados positivos relacionados aos grupos de gestantes realizados ao longo de mais de 10 anos na UBS. O profissional Igor Soares Henrique apresentou histórias emocionantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Romão, e a Coordenadora de alimentação e nutrição escolar da Secretaria de Educação (Seme), Mariana Zouain, mostrou como as creches e escolas municipais incentivam o aleitamento materno, conforme afirma o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Agosto Dourado
A Campanha Agosto Dourado foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1990, com o objetivo de incentivar, defender e promover a amamentação. A cor dourada simboliza o "padrão ouro" de qualidade do leite materno, essencial para a saúde infantil. A iniciativa destaca os benefícios para a saúde das crianças e das mães que amamentam.